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VXY Mogiana em MG
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Entroncamento
Mirim
Campos
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EFPP-Nilson Rodrigues
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2011
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E. F. Perus-Pirapora (n/d-1983)
MIRIM
Município de Cajamar, SP
    SP-0711
    Inauguração: n/d
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Perus-Pirapora iniciou as operações em 1914 para transportar cal do bairro do Gato Preto para a estação de Perus, na São Paulo Railway, com bitola de 60 cm. Ela deveria também transportar os romeiros para Pirapora do Bom Jesus, mas os trilhos nunca chegaram até lá. O trecho inicial sofreu várias modificações, com a construção de dois ramais, um curto, para Entroncamento e outro, mais longo, para Cajamar, este para o transporte de calcáreo. Sempre usando trens mistos, o transporte de passageiros funcionou de 1914 a 1972, quando foi desativado. Em 1951, a ferrovia foi comprada pela família Abdalla, que a operou até 1974, quando a União ficou com a estrada. Em 1981, os Abdalla recuperaram a ferrovia e a fecharam definitivamente em janeiro de 1983. A ferrovia foi tombada pelo Condephaat em 1984 e está abandonada, junto com todo o seu material rodante, até hoje, novembro de 2002.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mirim ficava em algum ponto da linha hoje situado entre a estrada Tenente Marques e a que liga o km 34 da via Anhanguera a Cajamar, atrás das casas do lado oeste do bairro do Guaturinho. Como várias outras da EFPP, não era oficial e era uma parada apenas. Era idêntico ao Quilômetro 12, um posto telefônico e linha dupla, para cruzamento de trens. Segundo Aloisio Camilo de Mendonça, era ali que embarcavam os moradores da fazenda Varzea do Souza, hoje bairro da Fazendinha, em Santana de Parnaíba, para irem a Perus e a São Paulo de trem. Se era mais tarde, eles desembarcavam do trem no km 12, mais longe mas mais seguro. De Mirim até lá eram 3 km a pé, cruzando o rio Juqueri por uma ponte que hoje está interditada. A estação de Mirim hoje está completamente abandonada, com o mato já cobrindo boa parte de sua pequena estrutura.
     

A parada Mirim, em 1972, com seus desvios. O cidadão sentado à direita está num vagão com a porta aberta. Foto cedida por Nilson Rodrigues

A estação de Mirim envolta pelo mato, com um dos seus "exploradores" dentro dela. Foto Francisco Olivatto em 05/2004
 
     
     
Atualização: 25.09.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.