A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Angico
Monjolinho
Jacaré
...

Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1894-1968)
MONJOLINHO
Município de São Carlos, SP
Ramal de Ribeirão Bonito - km 13,044   SP-2486
Altitude: 661,462 m   Inauguração: 10.05.1894
Uso atual: depósito (2014)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois
 
A ESTAÇÃO: A estação de Monjolinho foi aberta com o ramal, em 1894.

Foi fechada e transformada em parada em 1968, pouco antes do fechamento definitivo da linha no início de 1969.

Teve melhor sorte que Angico: situada na zona rural de São Carlos, e de acesso não muito difícil, no meio de um canavial, o atual proprietário montou um restaurante no armazém.

Em 2014, a estação não estava bem conservada e permanecia fechada, provavelmente servindo para depósito. O armazém permanecia sendo restaurante.


1894
AO LADO:
Atropelamento e morte nas vizinhanças da estação (O Estado de S. Paulo, 8/6/1894).

1898
AO LADO:
Descaso com a correspondencia que chega de trem na estação (O Estado de S. Paulo, 15/2/1898).

1961
AO LADO:
Acidente em Monjolinho (O Estado de S. Paulo, 19/02/1961).
2009
À ESQUERDA
: Situação das portas e bilheteria da estação em 27/12/2009 (Fotos Adriano Martins).

ACIMA: A fazenda Santa Maria, em 27/12/2014 (Foto WillaM de Santis Jr)..

(Fontes: R. M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Filemon Peres; Ettore M. Gaspar Jr.; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Paulista: Album de 50 anos, 1918; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Monjolinho. Foto Filemon Peres, 1918

A estação em 21/08/1998. Ao fundo, o armazém que hoje é restaurante. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 21/08/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Armazém da estação que hoje funciona como restaurante (21/08/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em junho de 2008. Foto Ettore M. Gaspar Jr.

A estação em 27/12/2009. Foto Adriano Martins

A estação em 27/12/2014. Foto Willaim de Santis Jr.
   
     
Atualização: 02.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.