A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Carlos - tronco CP
Angico
Monjolinho
...

Ramal de Rib. Bonito-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1894-1969)
ANGICO
Município de São Carlos, SP
Ramal de Ribeirão Bonito - km 8,101   SP-0175
Altitude: 715,753 m   Inauguração: 10.05.1894
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois
 
A ESTAÇÃO: A estação de Angico foi inaugurada com a linha, em 1894. Foi desativada no início de 1969, e já foi, infelizmente, demolida. O local, hoje, praticamente zona urbana de São Carlos, mistura sítios com pequenas indústrias e casa mais pobres. Como é um pouco afastado da cidade, as suas ruas, todas de terra, têm lixo e entulho jogados em suas margens, e das do córrego da Água Quente, às margens do qual ficava a antiga estação. A região,

ACIMA: Bases de antigo pontilhão do ramal de Ribeirão Bonito sobre o córrego da Água Fria, logo após a estação de Angico, sentido Monjolinho (Foto Tiago Zacarin em 27/08/11).
infelizmente, é a mais pobre do município, tendo, inclusive, favelas. "Tive a oportunidade de conhecer a estação de Angico que infelizmente já foi demolida, era uma estação pequena e abandonada no meio do mato, à beira de uma estradinha de terra onde ficava a linha, havia ao lado desta um barracão abandonado que provavelmente era o armazém da estação. Atualmente não existe mais nada no lugar, apenas alguns pedaços da plataforma" (Tiago Luiz Zacarin, São Carlos, SP).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Tiago Luiz Zacarin; Filemon Peres; Cia. Paulista: Álbum dos 50 anos, 1918; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1892-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Angico em 1918. Foto Filemon Peres

A estação, provavvelmente anos 1950. Autor desconhecido

Plataforma da estação em 8/2009. Foto Tiago L. Zacarin
     
     
Atualização: 06.12.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.