|
|
...
Mairinque
Moreiras
Dona Catarina
...
ramal de Campinas-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
...
|
|
|
|
|
Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
MOREIRAS
Município de Mairinque, SP |
Ramal de Campinas - km 80,327 |
|
SP-2480 |
Altitude: 834 m |
|
Inauguração: 04.07.1897 |
Uso atual: Unidade Básica de Saúde
(2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1873,
foi entregue pela Ituana a sua linha-tronco ligando a estação de Jundiaí
da SPR a Itu, com bitola de 96 cm. A anexação da Ituana pela Sorocabana
em 1892 alterou todo a história. O trecho foi prolongado até Mairinque,
a bitola foi ampliada para 1 metro e o trecho entre Mairinque e Francisco
Quirino foi prolongado até Campinas, dando origem ao ramal de Campinas.
Em 1924, o ramal foi unido à partida da ex-Funilense, na nova estação
da Sorocabana em Campinas. O ramal transportou passageiros até 1976.
O ramal transportou passageiros até 1976. O ramal foi abandonado e
entre 1991 e 1995 nele funcionou (na parte urbana de Campinas) o VLT,
hoje extinto. Os trilhos foram arrancados na primeira década
dos anos 2000. Já os do trecho além da área urbana
de Campinas sumiram bem antes. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Moreiras foi aberta em 1897.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Em 2016 ficava isolada, próxima ao bairro de Moreiras, na estrada
que liga Mairinque à rodovia Castelo Branco, que segue aproximadamente
o leito da linha, já retirada. Servia de sede para um órgão da Prefeitura.
Ao seu lado, estava o que devia ser a antiga casa do chefe da estação,
ainda com o emblema "E.F.S". - Estrada de Ferro Sorocabana.
Perto dessa estação ainda existe o antigo túnel
da linha original de 1897.
ACIMA: Horarios da nova linha Ytu-Mairinque em 1897 (O Estado de S. Paulo, 5/7, onde aparecem as novas estações de Pirapitingui, Moreiras, abertas no dia anterior, e Dona Catarina).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia". |
ACIMA: Três fotos
tomadas em Moreiras em 1952 (Fotos Rui Roldan).
ACIMA: A estação de Moreiras, ainda
operante, aparece à direita. Ao fundo (entre o final do trem
e a estação), a cidade de Mairinque (Foto Alberto del
Bianco, sem data, provavelmente anos 1970).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre
Negri; Rui Roldan; Alberto del Bianco; Vanderlei Zago; Ricardo Koracsony;
Kleber Gimenez; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1892-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Em 14/03/1998, a estação à margem da estrada
de terra que liga a rodovia Castelo Branco a Mairinque. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Em 14/03/1998, a estação à margem da estrada
de terra que liga a rodovia Castelo Branco a Mairinque. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Em 14/03/1998, a estação à margem da estrada
de terra que liga a rodovia Castelo Branco a Mairinque. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 01/2002. Foto Kleber Gimenez |
A estação dez meses depois, em 11/2002. Foto R.
Koracsony |
A estação em 22/2/2011. Foto Vanderley Zago |
A estação de Moreiras em 7/12/2014. Foto Alexandre
Negri |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.03.2020
|
|