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Parada Rocha
Morro do Alto
Peixoto Gomide
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ramal de Itararé-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1895-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MORRO
DO ALTO
Município de Itapetininga, SP |
Ramal de Itararé - km 179,959 |
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SP-2479 |
Altitude: 668 m |
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Inauguração: 11.05.1895 |
Uso atual: fechada (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas algumas estações
ainda funcionam como escritórios sob a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: Inaugurada no
dia da abertura do trecho de Tatuí a Itapetininga, em
11/05/1895, a estação de Morro do Alto está situada no bairro do
mesmo nome, na época pertencente ao município de Itapetininga.
A eletrificação
do ramal chegou até ela em 1951, e somente em 1960 foi estendida dali até Itapetininga,
de onde não continuou mais.
"Até 1977, existia um trem misto de prefixo MS 6 que partia de Itapetininga para Iperó, onde conectava com o P4 procedente de Botucatu. Circulava somente aos domingos no final da tarde. Certo dia, veio com cerca de 10 vagões de cargas e apenas um carro de passageiros na cauda. O maquinista tinha parar no ponto certo para não perder visão dos passageiros, pois logo em seguida existe uma curva à esquerda. E o chefe do trem acenava com uma bandeira conforme a condição do trem. Para partir, era a bandeira "verde". Não existia radio-comunicação como atualmente" (Carlos Roberto de Almeida, 8/8/2018).
Estava fechada já em 1998, na primeira vez que visitei a estação, tendo servido
apenas como plataforma de embarque e desembarque para o trem Sorocaba-Apiaí até fevereiro de 2001.
Apesar de, em 2003, o prédio estar em bom
estado de conservação, pelo menos em sua parte externa ele já havia sofrido descaracterização
em suas partes laterais, que ganharam janelas novas, por exemplo.
A parte traseira ganhou um anexo que parece ser uma residência. A
cobertura da plataforma, com telhas de amianto, bem como a seu madeiramento,
também pareciam ser recentes. Estava então sendo utilizada como moradia.
A última vez que visitei a estação e a vila, em 2015, as construções não pareciam muito diferentes de como eram em 2002. Em 2023 haviam pouco mudado.
ACIMA: As estações de Itapetininga e de Morro do Alto, um bairro rural do município, foram inauguradas no mesmo dia, em 11 de maio de 1895, junto com a inauguração do ramal que ligava Boituva a Itapetininga, mais tarde chamado de ramal de Itararé. Este trem misto do primeiro dia de operação não chegou a Boituva, não se sabe porque (O Estado
de S. Paulo, 12/5/1895). ((O Estado
de S. Paulo, 12/5/1895).
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1921
AO LADO: O trem fica preso perto de Morro do Alto tendo como passageiros o Príncipe Pedro e seu pai, o Conde D'Eu, que visitava o Brasil pela última vez antes de morrer no ano seguinte. NOTA: O local é Itapetininga e não Itapecerica (O Estado de S. Paulo, 4/2/1921). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Reparação no armazém
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Havia trem mistos da Sorocabana
(MS), com vários carros, alguns vagões e, na cauda, um
carro de aço carbono. Como não havia radiocomunicação na época
e o trem era muito longo - e ainda por cima os carros de passageiros
ficavam sempre atrás dos vagões, o contato do
chefe do trem com o pessoal da locomotiva era através de panos
coloridos (vermelho = parar e verde = liberado). Na estação
de Morro do Alto, de plataforma pequena, havia uma dificuldade,
pois dependendo do número de vagões, o pessoal da locomotiva
ficava sem visão da plataforma. Então gastava-se um tempinho
a mais para a devida confirmação. |
AO LADO: Por Carlos Roberto de Almeida, em 2011. |
ACIMA: Parte do pátio da estação de Morro do Alto, em
12/10/2012 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: A estação em julho de 2023, em foto de Victor Hugo Langaro.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998 e 2015; Carlos
Roberto de Almeida, 2012; Adriano Martins, 2002; Hugo Caramuru; E. F. Sorocabana:
relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1990. Notar que a porta já
se transformou em janela 8 anos depois (ver foto seguinte).
Foto Hugo Caramuru |
Tirada do trem, em 13/05/1998, a estação. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Tirada do trem, em 13/05/1998, a estação. Ao fundo,
o bilheteiro do trem. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano
Martins
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Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano
Martins |
Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano
Martins |
Estação de Morro do Alto, em 4/6/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Morro do Alto, em 4/6/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
06.08.2023
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