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VXY Mogiana em MG
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Parada Rocha
Morro do Alto
Peixoto Gomide
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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Cia. União Sorocabana e Ytuana (1895-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
MORRO DO ALTO
Município de Itapetininga, SP
Ramal de Itararé - km 179,959   SP-2479
Altitude: 668 m   Inauguração: 11.05.1895
Uso atual: fechada (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas algumas estações ainda funcionam como escritórios sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada no dia da abertura do trecho de Tatuí a Itapetininga, em 11/05/1895, a estação de Morro do Alto está situada no bairro do mesmo nome, na época pertencente ao município de Itapetininga.

A eletrificação do ramal chegou até ela em 1951, e somente em 1960 foi estendida dali até Itapetininga, de onde não continuou mais.

"Até 1977, existia um trem misto de prefixo MS 6 que partia de Itapetininga para Iperó, onde conectava com o P4 procedente de Botucatu. Circulava somente aos domingos no final da tarde. Certo dia, veio com cerca de 10 vagões de cargas e apenas um carro de passageiros na cauda. O maquinista tinha parar no ponto certo para não perder visão dos passageiros, pois logo em seguida existe uma curva à esquerda. E o chefe do trem acenava com uma bandeira conforme a condição do trem. Para partir, era a bandeira "verde". Não existia radio-comunicação como atualmente" (Carlos Roberto de Almeida, 8/8/2018).

Estava fechada já em 1998, na primeira vez que visitei a estação, tendo servido apenas como plataforma de embarque e desembarque para o trem Sorocaba-Apiaí até fevereiro de 2001.

Apesar de, em 2003, o prédio estar em bom estado de conservação, pelo menos em sua parte externa ele já havia sofrido
descaracterização em suas partes laterais, que ganharam janelas novas, por exemplo. A parte traseira ganhou um anexo que parece ser uma residência. A cobertura da plataforma, com telhas de amianto, bem como a seu madeiramento, também pareciam ser recentes. Estava então sendo utilizada como moradia.

A última vez que visitei a estação e a vila, em 2015, as construções não pareciam muito diferentes de como eram em 2002. Em 2023 haviam pouco mudado.


ACIMA: As estações de Itapetininga e de Morro do Alto, um bairro rural do município, foram inauguradas no mesmo dia, em 11 de maio de 1895, junto com a inauguração do ramal que ligava Boituva a Itapetininga, mais tarde chamado de ramal de Itararé. Este trem misto do primeiro dia de operação não chegou a Boituva, não se sabe porque (O Estado de S. Paulo, 12/5/1895). ((O Estado de S. Paulo, 12/5/1895).

1921
AO LADO:
O trem fica preso perto de Morro do Alto tendo como passageiros o Príncipe Pedro e seu pai, o Conde D'Eu, que visitava o Brasil pela última vez antes de morrer no ano seguinte. NOTA: O local é Itapetininga e não Itapecerica (O Estado de S. Paulo, 4/2/1921).

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Reparação no armazém

Havia trem mistos da Sorocabana (MS), com vários carros, alguns vagões e, na cauda, um carro de aço carbono. Como não havia radiocomunicação na época e o trem era muito longo - e ainda por cima os carros de passageiros ficavam sempre atrás dos vagões, o contato do chefe do trem com o pessoal da locomotiva era através de panos coloridos (vermelho = parar e verde = liberado). Na estação de Morro do Alto, de plataforma pequena, havia uma dificuldade, pois dependendo do número de vagões, o pessoal da locomotiva ficava sem visão da plataforma. Então gastava-se um tempinho a mais para a devida confirmação.
AO LADO: Por Carlos Roberto de Almeida, em 2011.
ACIMA: Parte do pátio da estação de Morro do Alto, em 12/10/2012 (Foto Carlos Roberto de Almeida).

ACIMA: A estação em julho de 2023, em foto de Victor Hugo Langaro.

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998 e 2015; Carlos Roberto de Almeida, 2012; Adriano Martins, 2002; Hugo Caramuru; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1990. Notar que a porta já se transformou em janela 8 anos depois (ver foto seguinte). Foto Hugo Caramuru

Tirada do trem, em 13/05/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht

Tirada do trem, em 13/05/1998, a estação. Ao fundo, o bilheteiro do trem. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano Martins

Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano Martins

Estação de Morro do Alto, em 08/2002. Foto Adriano Martins

Estação de Morro do Alto, em 4/6/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação de Morro do Alto, em 4/6/2015. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
Atualização: 06.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.