A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Solto de Pedra
Brasileira
Aimorés
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do Piauí (1937-1975)
RFFSA (1975-1997)
BRASILEIRA
Município de Brasileira, PI
Linha-tronco - km 173,368 (1960)   PI-3646
Altitude: 156 m   Inauguração: 13.02.1937
Uso atual: restaurada (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1936
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até 1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Brasileira foi inaugurada em 1937. O prédio consta como concluído um ano antes (1936), de acordo com o dístico na estação, com o ano. A foto abaixo cita a data de 1936 como sendo a da abertura.

Segundo o IBGE, em 1950, a vila de Brasileira era um povoado com 170 casas e 950 habitantes, além da estação.

Tornou-se município, desmembrado de Piripiri, em 1989.

Pelas fotografias - a antiga, acima, e as abaixo, a estação parece sempre ter estado em um ponto isolado da atual cidade de Brasileira. Em 2018, a estação estava já restaurada.

ACIMA: Locomotiva a vapor da Central do Piauí na estação de Brasileira em 11 de fevereiro de 1936 - um ano antes da inauguração em 1937 ou a fonte do cabeçalho estaria errada? (Acervo Julio Carvalho).

ACIMA: Ponte sobre o Riacho Brasileira, também chamado de Riacho da Brasileira Velha, ao norte da cidade e da estação. Sobre a ponte ainda há trilhos da Central do Piauí, que, na estação, não existem mais. Debaixo da ponte, o riacho totalmente seco (Fotos Fabrício Mendes de Siqueira Amaral, em 2007).

(Fontes: Julio Carvalho; Fabrício Mendes de S. Amaral; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vols. III e XV, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação de Brasileira, em ruínas, em 2007. Foto Fabrício Mendes de Siqueira Amaral

A estação de Brasileira, em ruínas, em 2007. No dístico, o ano da construção: 1936, um antes da inauguração. Foto Fabrício Mendes de Siqueira Amaral

A estação de Brasileira, em ruínas, em 2007. Foto Fabrício Mendes de Siqueira Amaral

A estação em 2020, já restaurada (foto Geraldo Landovsky)


A estação em 2020, já restaurada (foto Geraldo Landovsky)
 
     
Atualização: 22.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.