A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Itapiracó
Cantanhede
Pirapemas
...

EFSLT - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
E. F. São Luiz-Teresina (1919-1975)
RFFSA (1975-1997)
CANTANHEDE
Município de Cantanhede, MA
Linha tronco - km 158,939 (1960)   MA-3672
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1919
Uso atual: abandonada (2011)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cantanhede foi inaugurada em 1919. "Em 1902 já existia o povoado com cerca de vinte habitações (...) com a chegada ao povoado dos trilhos da E. F. São Luiz-Teresina, teve o mesmo grande incremento, que se firmou através das edificações então realizadas. À falta, porém, de um plano urbanístico, todas as habitações se localizaram à margem da ferrovia, e, no correr dos anos, o povoado aumentou, sempre paralelo à mesma. A cidade de Cantanhede tem seu núcleo quase que exclusivamente na Rua da Estrada de Ferro, da qual se originaram travessas que vão ter ao rio Itapecurum situado, em determinados trechos. a menos de duzentos metros daquele logradouro. (...) (os) trens passam, rumo a Teresina, às segundas, quartas e sextas, e, para São Luiz, âs terças, quintas e sábados. (...) Nenhuma de suas ruas é calçada. É ponto de parada obrigatória dos trens de passageiros que demandam São Luiz ou

ACIMA: Trem da CFN passa por Cantanhede, em 2004, ao lado da rua principal da cidade. A estação possivelmente está à sua frente, visto que ali parece ser a entrada do pátio pela abertura de um desvio (Foto J. M. Filho em 2004). ABAIXO: Mapa do município de Cantanhede nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957).
Teresina. Apenas dispõe de uma pensão, sem requisitos de conforto, que cobra a diária de R$ 60,00. (...) Os telegramas são recebidos e expedidos por intermédio da Estrada de Ferro (...)
" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959). "Na primeira manhã depois daquela viagem de trem, o dia inteiro correndo em trilhos, Codó, Coroatá, Timbiras, Cantanhede, Rosário, tantas estações e paradas, quanto mundo novo ali dentro do trem, a cearensada fugindo da seca para as águas do Mearim, as fagulhas da maria-fumaça invadindo as janelas como se fossem mutucas tirando a paz do sono na viagem; na primeira manhã depois daquela viagem de trem, depois da noite insone na calçada alta do lado de fora da estação, antes que o primeiro bonde passasse, atravessei a rua e fui ao Dormitório Timbira, em frente, onde deixei por um dia a minha mala" (Edson Vidigal, 19/05/2000). Tornou-se município em 1953. A estação está hoje abandonada.
(Fontes: Edson Vidigal; Coaraci Camargo; www.cantanhede.ma.gov.br; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957-9; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, sem data. www.cantanhede.ma.gov.br

A estação, sem data. www.cantanhede.ma.
gov.br

Cantanhede em 2011. Acervo Coaraci Camargo
 
     
Atualização: 29.03.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.