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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Engenheiro Freire de Carvalho
Peritoró
Independencia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Luiz-Teresina (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
PERITORÓ
Município de Peritoró, MA
Linha tronco - km 38   MA-4703
Altitude: 50 m   Inauguração: 31.01.1957
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1957.

O trem chegou a Peritoró em 1960. O progresso começava a dar vida ao pequeno distrito. O trem veio com o objetivo de transportar pessoas e cargas de Coroatá até Colinas, com via a Pedreiras. Só que os recursos foram poucos e a estrada foi construída somente até o povoado de Independência. Os planos de RFFSA não tiveram sucesso, pois o trem não dava lucros. Então, determinou-se que a locomotiva denominada "Trem de Maracanguaia" durasse somente três meses. Quando terminou o prazo, o trem parou. Peritoró sentiu falta, mas nada podia ser feito, não havia investimento para a continuação da ferrovia.

Segundo Genylson Nunes, os trilhos teriam chegado a Pedreiras, onde ainda em 2018 existem alguns pedaços deles que margeiam a rodovia maranhense ao lado da cidade.

A estação de Peritoró teria sido a mais bonita da região. Apesar de tudo, Peritoró não parou de crescer, por ter se transformado em entroncamento rodoviário e em 1994 passou à categoria de município.

1923
AO LADO:
Nos anos 1920 já se falava no ramal. Pedreiras era um local adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins, no MA, poderia ser um local a beira desse rio (O Estado de S. Paulo, 20/7/1923)..

1924
AO LADO:
Nos anos 1920 já se falava no ramal. Pedreiras era um local adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins, no MA, poderia ser um local a beira desse rio (O Estado de S. Paulo, 14/5/1924)..

ACIMA: Mapa do município de Coroatá nos anos 1950. Em diagonal, de nordeste a sudoeste no mapa, a rodovia que muito provavelmente acompanhava o ramal Coroatá-Peritoró - sendo que esta não aparece neste mapa (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957).

(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1923 e 1924; Wikipedia; IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957)
     
 
     
Atualização: 17.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.