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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Engenheiro Freire de Carvalho
Peritoró
Independencia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Luiz-Teresina (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
PERITORÓ
Município de Peritoró, MA
Linha tronco - km 38   MA-4703
Altitude: 50 m   Inauguração: 31.01.1957
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1957.

O trem chegou a Peritoró em 1960. O progresso começava a dar vida ao pequeno distrito. O trem veio com o objetivo de transportar pessoas e cargas de Coroatá até Colinas, com via a Pedreiras. Só que os recursos foram poucos e a estrada foi construída somente até o povoado de Independência. Os planos de RFFSA não tiveram sucesso, pois o trem não dava lucros. Então, determinou-se que a locomotiva denominada "Trem de Maracanguaia" durasse somente três meses (ou três anos). Quando terminou o prazo, o trem parou. Peritoró sentiu falta, mas nada podia ser feito, pois não houve investimento para a continuação da ferrovia.

Segundo Genylson Nunes, os trilhos teriam chegado a Pedreiras, município que fica além de Independencia, este um bairro afastado de Coroatá. Em Pedreiras, ainda em 2018 existiam alguns pedaços deles que margeavam a rodovia maranhense ao lado da cidade.

A estação de Peritoró, que foi construída e que, dizem, teria sido a mais bonita da região, ainda existiria em pé em 2018 - não consegui evidências disto. Apesar de tudo, Peritoró não parou de crescer, por ter se transformado em entroncamento rodoviário e em 1994 passou à categoria de município.

1913
AO LADO:
Nos anos 1910 já se falava no ramal. Tocantins, no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz(O Estado de S. Paulo, 3/4/1913)..

1923
AO LADO:
Nos anos 1920, Pedreiras era um local adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins, no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz (O Estado de S. Paulo, 20/7/1923)..

1924
AO LADO:
Nos anos 1920,. Pedreiras era um local adiante de Independencia, do qual se fala acima e ponto máximo ao qual a linha teria chegado nos anos 1950. Já Tocantins, no MA, era algum local a beira desse rio, talvez na região da cidade maranhense de Imperatriz (O Estado de S. Paulo, 14/5/1924)..

ACIMA: Mapa do município de Coroatá nos anos 1950. Em diagonal, de nordeste a sudoeste no mapa, a rodovia que muito provavelmente acompanhava o ramal Coroatá-Peritoró - sendo que esta não aparece neste mapa (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957).
ACIMA: Mapa rodoviário de parte do Maranhão que mostra as posições de Coroatá, Independencia (no "balão" vermelho) e Pedreiras. A ferrovia provavelmente percorriria o traçado aproximado da rodovia (Google Mapa, 03/2019).

(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1913, 1923 e 1924; Wikipedia; IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. III, 1957)
     
 
     
Atualização: 23.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.