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VXY Mogiana em MG
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Santa Esméria
Moçambo
Muzambinho
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Ramal da Juréia - 1935
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Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1913-1966)
MOÇAMBO
Município de Muzambinho, MG
Ramal de Juréia - km 22,110 (1937)   MG-2507
Altitude: 904 m   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: escola municipal (2020)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1913
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Tuiuti, nome inicial do ramal da Mogiana que corria todo ele em território mineiro, teve sua origem na E. F. Muzambinho, adquirida pela Mogiana junto ao Governo daquele Estado em 30/07/1907, antes inclusive da ferrovia ter suas obras iniciadas. Em 1913, a linha foi finalmente aberta de Guaxupé a Muzambinho, e em 1914 chegava a Tuiuti, antigo nome da estação de Juréia, onde se encontrava com a linha da Rede Mineira que vinha de Cruzeiro, na Central do Brasil, no leste do Estado de São Paulo e atravessava todo o sul do Estado de Minas Gerais. Em 1944, o ramal passou a se chamar ramal de Juréia. Finalmente, em 7/11/1966 o ramal foi fechado definitivamente pela Mogiana, e os trilhos retirados alguns anos depois.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Moçambo foi inaugurada em 1913 (ver caixas abaixo).

Segundo Olavo Amadeu de Assis, o trajeto entre Guaxupé e Moçambo era de rampa acima. De Moçambo a Juréia, de descida.

Foi desativada em 1966, com o ramal. Está situada às margens do asfalto que liga Guaxupé a Muzambinho, à beira do rio Moçambo, ou Muzambo, como diz o pessoal). Aliás, a estação fica espremida entre o barranco, o rio e a rodovia, a BR-491, num corte estreito. É curioso como a linha fazia uma curva de 90 graus após deixar a estação para cruzar o rio. Sem dúvida, ali existiu um trecho que foi em alguma época retificado.

A linha cortava o rio pouco após a estação, e ali - pasmem - ainda existiam os trilhos do ramal em 2022. Bem conservada, era então ocupada por uma escola municipal mantida pela Prefeitura de Muzambinho. Cercada de tela, tinha um funcionário morador, que a preservava.

Em 2020, o local ainda era um escola, segundo o Google Maps e Felipe Oriente.

1913
AO LADO:
Aviso de inauguração da estação de Moçambo e de mais duas (O Estado de S. Paulo, 30/3/1913).

1913
AO LADO:
Novo aviso de inauguração da estação de Moçambo e de mais duas. Não se sabe o motivo do adiamento, agora para 31 de março (O Estado de S. Paulo, 30/3/1913).

ACIMA: Localização da estação de Moçambo (à esquerda, em cima, localizada na linha preta grossa em 1939) (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER A ÁREA AMPLIADA) (Arquivo Publico Mineiro).


ACIMA: A ponte sobre o rio Moçambo, muito próxima à estação. A linha do ramal passava por cima (Autor e data desconhecidas). ABAIXO: A mesma ponte em 2015. A distorção (curva) é efeito da lente da máquina (Foto Glaucio Henrique Chaves).



ACIMA: Ponte sobre o rio Moçambo. Fora da fotografia, à esquerda, paralela à ponte, a rodovia. À direita, mas antes em relação ao fotógrafo, a estação, a 90 graus em relação à ponte. Aliás, os trilhos que são vistos sobre a ponte são talvez o último resquício dos trilhos do ramal, retirados em 1966. A foto foi tirada no sentido Guaxupé a Muzambinho (Foto Ralph M. Giesbrecht, 26/10/2007).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2007; Felipe Oriente, 2020; Eduardo Roxo Nobre, 2001; Luiz Carlos Neves; Glaucio Henrique Chaves, 2016; Olavo Amadeu de Assis; O Estado de S. Paulo, 1913; http://muzambinho.com; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; Guias Levi, 1932-66; Cia. Mogiana: relatório oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1914, na época da inauguração. Autor desconhecido

A estação em atividade, possivelmente anos 1950. http://muzambinho.com

Estação de Moçambo, em 12/2001. Foto de Eduardo Roxo Nobre

Estação de Moçambo, em 12/2001. Foto de Eduardo Roxo Nobre

Estação de Moçambo, em 12/2001. Foto de Eduardo Roxo Nobre

Estação de Moçambo, em 12/2001. Foto de Eduardo Roxo Nobre

A estação (ao fundo) em 2016. Foto Glaucio Henrique Chaves
   
     
Atualização: 02.03.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.