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VXY Mogiana em MG
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Muzambinho
Montalverne
Palméia
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Ramal da Juréia - 1935
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Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1916-1966)
MONTALVERNE
Município de Muzambinho, SP
Ramal de Juréia - km 45,460 (1938)   MG-2506
Altitude: 935 m   Inauguração: 01.05.1916
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1914 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Tuiuti, nome inicial do ramal da Mogiana que corria todo ele em território mineiro, teve sua origem na E. F. Muzambinho, adquirida pela Mogiana junto ao Governo daquele Estado em 30/07/1907, antes inclusive da ferrovia ter suas obras iniciadas. Em 1913, a linha foi finalmente aberta de Guaxupé a Muzambinho, e em 1914 chegava a Tuiuti, antigo nome da estação de Juréia, onde se encontrava com a linha da Rede Mineira que vinha de Cruzeiro, na Central do Brasil, no leste do Estado de São Paulo e atravessava todo o sul do Estado de Minas Gerais. Em 1944, o ramal passou a se chamar ramal de Juréia. Finalmente, em 7/11/1966 o ramal foi fechado definitivamente pela Mogiana, e os trilhos retirados alguns anos depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Montalverne foi inaugurada em 1916, dois anos após a entrega do ramal. Durante sua construção, a estação se chamava Santa Anna (relatório da Mogiana, 1913). O nome definitivo acabou sendo uma homenagem a um frei que vivia na região, responsável pela catequese de índios. Montalverne era uma fazenda grande, com muitos colonos, em sua maioria italianos. Com o tempo, estes colonos foram adquirindo suas próprias terras

ACIMA: A estação de Montalverne (à direita, no meio, localizada na linha preta grossa em 1939) (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER A ÁREA AMPLIADA) (Arquivo Publico Mineiro).
e se tornando sitiantes ou fazendeiros. A estação foi fechada e transformada em parada em 1963, e em 1966 foi definitivamente eliminada, com o fechamento do ramal. Dela hoje nada sobrou a não ser um monte de escombros. Foi demolida pela Prefeitura de Muzambinho, dizem que por motivo de ser usada por andarilhos e malfeitores. Restavam apenas, em 2001, amontoadas com trator de esteiras, as pedras da plataforma, que, pelo seu peso, não foram carregadas.
(Fontes: Regis Romano Maciel, 2007; Eduardo Roxo Nobre; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; www.muzambinho.com)
     

Na plataforma da estação, talvez anos 1960. Autor desconhecido. Site www.muzambinho.com

Na plataforma da estação, talvez anos 1960. Autor desconhecido. Site www.muzambinho.com

Na plataforma da estação, talvez anos 1960. Autor desconhecido. Site www.muzambinho.com

Restos da estação de Montalverne, com o fotógrafo sobre uma das pedras, em 12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre

Restos da estação de Montalverne, em 12/2001. Foto Eduardo Roxo Nobre
 
     
Atualização: 28.12.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.