|
|
...
Tiê
Palestina
Eli
...
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1895-1971) |
PALESTINA
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 647,178
(1938) |
|
MG-2530 |
Altitude: 978,865 m |
|
Inauguração: 21.12.1895 |
Uso atual: reformada em 2020 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Palestina
foi inaugurada em 1895. (durante a construção, seu
nome era Pato Cru).
É uma das poucas estações que permaneceram
junto à linha, apesar das retificações havidas
durante todos esses anos.
Em 1986 já estava desativada, servindo apenas como posto de cruzamento.
Os trens de passageiros haviam sido suprimidos nos anos 1990 (Informações
de Gilmar de Oliveira, Uberaba, MG).
Em 2020, a estação estava com magnífico aspecto.
|
1893
AO LADO: A linha entre Uberabaa e Uberlândia já estava em construção quando a chuva de granizo ocorreu na localidade onde seria aberta a nova estação de Palestina (O Estado de S. Paulo, 8/11/1901). |
ACIMA: A segunda estação
após Uberaba (no projeto e início da linha) chamava-se
Pato Cru - era Palestina. A primeira (Boa Vista) foi aberta como Mangabeira (O Estado de S. Paulo,
9/8/1894).
|
1901
AO LADO: Acidente entre Palestina e Mangabeiras (O Estado de S. Paulo, 8/11/1901). |
ACIMA: Viajantes comentam a região da estação de Palestina
em 1918 (O Estado de S. Paulo, 6/8/1918).
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Palestina em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Sucupira com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços/(?), CD - caixa d'água, Escola (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ABAIXO:
A estação de Palestina
em maio de 2013 (Foto Leonardo Figueiredo).
ACIMA: Estação da Palestina em 2020 (Foto Helio Portelinha).
ACIMA: Locomotiva da VLI em 2021 em Palestina (Foto trem_uai/Instagram, 21/08/2021).
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Danilo Costa; Leonardo
Figueiredo; Rodrigo Cabredo; Gilmar de Oliveira; Fernando Picarelli;
O Estado de S. Paulo, 1894 e 1918; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; Cia.
Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Cia. Mogiana: listagem
oficial de estações, 1937; IBGE, 1960)
|
|
|
|
A estação nos anos 1980. Autor desconhecido |
Estação de Palestina, em 1986. Relatório
de Instalações Fixas da Fepasa (1986) |
Estação de Palestina, em 1995. Foto Rodrigo Cabredo
|
A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira |
A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira |
A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira |
A estação abandonada, em 02/2004. Foto Danilo
Costa |
A estação abandonada, em 02/2004. Foto Fernando
Picarelli |
A estação em 2016. Foto Glaucio Henrique Chaves |
|
Ao lado: Estação da Palestina em 2020, por Helio Portelinha. |
|
|
|
|
|
Atualização:
22.08.2021
|
|