A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Tiê
Palestina
Eli
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1895-1971)
PALESTINA
Município de Uberaba, MG
Linha do Catalão - km 647,178 (1938)   MG-2530
Altitude: 978,865 m   Inauguração: 21.12.1895
Uso atual: reformada em 2020   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Palestina foi inaugurada em 1895. (durante a construção, seu nome era Pato Cru).

É uma das poucas estações que permaneceram junto à linha, apesar das retificações havidas durante todos esses anos.

Em 1986 já estava desativada, servindo apenas como posto de cruzamento. Os trens de passageiros haviam sido suprimidos nos anos 1990 (Informações de Gilmar de Oliveira, Uberaba, MG).

Em 2020, a estação estava com magnífico aspecto.

1893
AO LADO:
A linha entre Uberabaa e Uberlândia já estava em construção quando a chuva de granizo ocorreu na localidade onde seria aberta a nova estação de Palestina (O Estado de S. Paulo, 8/11/1901).


ACIMA: A segunda estação após Uberaba (no projeto e início da linha) chamava-se Pato Cru - era Palestina. A primeira (Boa Vista) foi aberta como Mangabeira (O Estado de S. Paulo,
9/8/1894).

1901
AO LADO:
Acidente entre Palestina e Mangabeiras (O Estado de S. Paulo, 8/11/1901).


ACIMA: Viajantes comentam a região da estação de Palestina em 1918 (O Estado de S. Paulo, 6/8/1918).

ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Palestina em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

ACIMA: Esquema do patio de Sucupira
com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços/(?), CD - caixa d'água, Escola (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

ABAIXO: A estação de Palestina em maio de 2013 (Foto Leonardo Figueiredo).

ACIMA: Estação da Palestina em 2020 (Foto Helio Portelinha).

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Danilo Costa; Leonardo Figueiredo; Rodrigo Cabredo; Gilmar de Oliveira; Fernando Picarelli; O Estado de S. Paulo, 1894 e 1918; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Cia. Mogiana: listagem oficial de estações, 1937; IBGE, 1960)

     

A estação nos anos 1980. Autor desconhecido

Estação de Palestina, em 1986. Relatório de Instalações Fixas da Fepasa (1986)

Estação de Palestina, em 1995. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira

A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira

A estação em 1998. Foto Gilmar de Oliveira

A estação abandonada, em 02/2004. Foto Danilo Costa

A estação abandonada, em 02/2004. Foto Fernando Picarelli

A estação em 2016. Foto Glaucio Henrique Chaves
Ao lado: Estação da Palestina em 2020, por Helio Portelinha.  
     
Atualização: 28.10.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.