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E. F. Noroeste do
Brasil (1958-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALCILÂNDIA
Município de Terenos, MS |
Linha-tronco - km 920 (1959) |
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MS-1619 |
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Inauguração: 12.05.1958 |
Uso atual: abandonada |
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coms trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: O posto do
km 941 aparece nos Guias Levi a partir de 1965. No livro de 1959
da Noroeste, não é citado o posto, mas sim uma parada
entre as estações de Terenos e Pedro Celestino:
a Parada da Pedreira Pedro Celestino. Estas poderiam ser este
posto. Curiosamente, já em 1959 sua quilometragem era 920 e
não 941. A mudança de quilometragem deve ter vindo de
alguma modificação no traçado da estrada. Na
verdade, o posto do km 941 teve o nome alterado para Alcilândia,
que já tinha esse nome em 1976. A sua data de inauguração
consta como sendo em 1958.
(Fontes: Coaraci Camargo; Ney ---; José H. Bellorio;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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A estação em setembro de 1976. Foto José
H. Bellorio |
A estação em 1/8/2010. Foto Ney --- |
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Atualização:
08.08.2010
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