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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Alcilândia
Pedro Celestino
Murtinho
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IBGE-1959
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
PEDRO CELESTINO
(antiga IMBIRUSSU)
Município de Terenos, MS
Linha-tronco - km 923,141 (1959)   MS-1620
    Inauguração: 31.12.1912
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1912 com o nome de Imbiruçu. Curiosamente, permaneceu como ponta de linha durante quase dois anos, de um trecho que vinha de Porto Esperança. Como a a ferrovia no Mato Grosso foi entregue, em 1912, em duas partes estanques: uma, entre Jupiá e Água Clara, e outra, entre Imbiruçu, bem além de Campo Grande, e Porto Esperança, por causa de dificuldades técnicas e financeiras, a parte de mais de 200 km entre esses dois trechos somente foi entregue em 1914, quase dois anos depois, deixando o trecho mais afastado isolado do restante. Alguns anos mais tarde, a estação teve o nome alterado para Pedro Celestino.
(Fontes: Ney ---; IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação em 1/8/2010. Foto Ney ---
   
     
     
Atualização: 08.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.