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E. F. Itapura-Corumbá
(1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PEDRO
CELESTINO
(antiga IMBIRUSSU)
Município de Terenos, MS |
Linha-tronco - km 923,141 (1959) |
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MS-1620 |
Altitude: |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: abandonada (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1912 com o nome de Imbiruçu.
Curiosamente,
permaneceu como ponta de linha durante quase dois anos, de um trecho
que vinha de Porto Esperança. Como a a ferrovia no Mato
Grosso foi entregue, em 1912, em duas partes estanques: uma, entre
Jupiá e Água Clara, e outra, entre Imbiruçu,
bem além de Campo Grande, e Porto Esperança,
por causa de dificuldades técnicas e financeiras, a parte de
mais de 200 km entre esses dois trechos somente foi entregue em 1914,
quase dois anos depois, deixando o trecho mais afastado isolado do
restante. Alguns anos mais tarde, a estação teve o nome
alterado para Pedro Celestino.
ACIMA: Pátio da estação de Pedro Celestino, provavelmente anos 1960 (autor desconhecido).
(Fontes: Ney ---; IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação em 1/8/2010. Foto Ney --- |
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Atualização:
24.12.2021
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