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E. F. Itapura-Corumbá
(1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BÁLSAMO
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 778,856 (1959) |
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MS-1590 |
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Inauguração: 12.10.1914 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bálsamo foi inaugurada em 1914. A estação
original era um vagão, substituída por um prédio
possivelmente em 1918, quando o governo tomou posse da estrada. Em
2011 estava totalmente abandonada.
(Fontes: J. H. Bellorio; http://timblindim.wordpress.com/2011/08/30) |
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A estação de Balsamo em 1922. Foto cedida por
José H. Bellorio |
A estação de Balsamo em 1933. Foto cedida por
José H. Bellorio |
A estação de Balsamo em 1976. Foto José
H. Bellorio |
A estação abandonada em 2011. http://timblindim.
wordpress.com/2011/08/30/ |
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Atualização:
22.01.2013
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