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E. F. Noroeste do
Brasil (1956-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POSTO KM 786
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 767,730 (1959) |
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MS-1589 |
Altitude: 390 m |
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Inauguração: 01.08.1956 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte
Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança,
deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando
para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir
daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao
sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952
a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo
dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a
Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São
Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão
da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão
para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO: O posto
do km 786 foi inaugurado em 1956. O seu nome, diferente da quilometragem
em 1959, se deve à quilometragem inicial da ferrovia, antes
das retificações.
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1924
AO LADO: Referencias a um estribo
no km 788, trinta e dois anos antes da sua inauguração
citada em 1956 (O
Estado de S. Paulo, 23/3/1924).
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Atualização:
12.02.2018
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