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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Piaba
Buritizal
Garcias
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
BURITIZAL
Município de Três Lagoas, MS
Linha-tronco - km 527,951 (1959)   MS-1573
Altitude: 389 m   Inauguração: 31.12.1912
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Buritizal foi inaugurada em 1912, ainda pela original E. F. Itapura-Corumbá, cinco anos depois fundida com a Noroeste do Brasil.

Foi rebaixada a parada em 1969.

Já foi demolida, não há mais nada no local.

1944
AO LADO: Em artigo publicado 30 anos depois, a descrição de como era Buritizal no ano de 1914, dois anos depois da inauguração da estação (O Estado de S. Paulo, 12/10/1944).
ACIMA: Município de Três Lagoas em 1960. Note-se a estação de Garcias no centro do mapa e já sede de distrito do município (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. II, 1960).

1969
AO LADO:
A estação fecha e passa a ser parada (O Estado de S. Paulo, 16/7/1969).
(Fontes: Evanildo Santos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1959)
     
     
     
     
Atualização: 06.12.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.