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E. F. Itapura-Corumbá
(1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BURITIZAL
Município de Três Lagoas, MS |
Linha-tronco - km 527,951 (1959) |
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MS-1573 |
Altitude: 389 m |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e
Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Buritizal foi inaugurada em 1912, ainda pela original E. F.
Itapura-Corumbá, cinco anos depois fundida com a Noroeste do
Brasil.
Foi rebaixada a parada em 1969.
Já foi demolida, não há mais nada no local.
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1944
AO LADO: Em artigo publicado 30 anos depois, a descrição
de como era Buritizal no ano de 1914, dois anos depois da
inauguração da estação (O Estado
de S. Paulo, 12/10/1944).
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ACIMA: Município de Três Lagoas em
1960. Note-se a estação de Garcias no centro do mapa
e já sede de distrito do município (IBGE: Enciclopedia
dos Municipios Brasileiros, vol. II, 1960).
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1969
AO LADO: A estação fecha e passa a ser parada (O Estado de S. Paulo, 16/7/1969). |
(Fontes: Evanildo Santos; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1959) |
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Atualização:
06.12.2018
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