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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Posto km 1229
Carandazal
Posto km 1250
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARANDAZAL
Município de Corumbá, MS
Linha-tronco - km 1.213,921 (1959)   MS-1610
Altitude: 83 m   Inauguração: 20.09.1912
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Carandazal foi inaugurada em 1912.

É curioso citar que a revista Brazil Ferrocarril, a mais importante revista sobre o assunto na época, sugeria em 1914 alterar o nome dessa estação (bem como o de outras na mesma região) para o de Wanderley, pessoa que na época foi importante para a consolidação da linha.

De Carandazal a Porto Esperança, então a última estação da linha e à beira do rio Paraguai, o trem seguia por 38 km sem nenhuma parada, até 1952.

Somente nesse ano Carandazal foi ligada diretamente a Corumbá e então Porto Esperança passou a ser alcançada através de um ramal de 4 km que partia de uma nova estação aberta no trecho - Agente Inocêncio.

"Em Carandazal existe um pequeno riacho, onde há uma barragem com água limpíssima, onde se capta água para a estação. O chefe desta nos levou para conhecermos" (Coaraci Camargo, 10/2004).

 

1932
AO LADO: Enchentes fazem trem ir somente até a estação de Carandazal (O Estado de S. Paulo, 19/6/1932).
     

A estação, presumivelmente anos 1930. Autor desconhecido

A estação de Carandazal, em 1976. Foto José H. Bellorio

A estação de Carandazal, em 1989. Foto Nilton Gallo
     
     
Atualização: 09.04.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.