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E.
F. Noroeste do Brasil (1941-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POSTO
KM 1250 Município
de Corumbá, MS |
Linha-tronco - km 1229,119 (1959) |
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MS-1632 |
Altitude: - |
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Inauguração: 10.04.1941 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de
1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto
Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas
linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro
de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o
rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança;
somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada
pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia
foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no
Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada
como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo
entregue em concessão para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO: O posto do km 1250 (também chamado de Chave do km
1250) foi inaugurado em 1941.
O seu nome, diferente da quilometragem
em 1959, se deve à quilometragem inicial da ferrovia, antes
das retificações. Posto construído em madeira,
provavelmente como todos os outros postos telegráficos, vários
deles construídos nessa época.
Como muitas das estações
do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança,
por muito tempo a estação não dispôs de
água potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente
uma composição de vagões pipa para abastecimento.
Em 1979 ainda estava conservado ao lado da linha. |
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O posto do km 1250 em 1976. Foto José H. Bellorio |
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Atualização:
26.12.2021
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