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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Salobra
Coronel Juvêncio
Guaicurus
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IBGE-1959
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CORONEL JUVÊNCIO
Município de Miranda, MS
Linha-tronco - km 1133,099 (1959)   MS-1614
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1935
Uso atual: abandonada e em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Juvêncio foi inaugurada em 1935. Já exsitia como posto telegráfico, cujo nome era Posto do km 1154. Como muitas das estações do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança, por muito tempo a estação não dispôs de água potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões pipa para abastecimento. Em 1998 estava abandonada.

(Fontes: José H. Bellorio; Willian Ney Portela; O Estado de S. Paulo, 1998; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1959)
     

A estação de Coronel Juvêncio, em 1976. Foto José H. Bellorio

A estação de Coronel Juvêncio, em 1998. Foto O Estado de S. Paulo, edição de 22/11/1998
 
     
     
Atualização: 10.12.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.