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E. F. Noroeste do
Brasil (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORONEL
JUVÊNCIO
Município de Miranda, MS |
Linha-tronco - km 1133,099 (1959) |
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MS-1614 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.06.1935 |
Uso atual: abandonada e em ruínas |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Coronel Juvêncio foi inaugurada em 1935. Já
exsitia como posto telegráfico, cujo nome era Posto do km
1154. Como muitas das estações do trecho entre Campo
Grande e Porto Esperança, por muito tempo a estação
não dispôs de água potável, obrigando a
NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões
pipa para abastecimento. Em 1998 estava abandonada.
(Fontes: José H. Bellorio; Willian Ney Portela;
O Estado de S. Paulo, 1998; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; IBGE, 1959) |
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A estação de Coronel Juvêncio, em 1976.
Foto José H. Bellorio |
A estação de Coronel Juvêncio, em 1998.
Foto O Estado de S. Paulo, edição de 22/11/1998 |
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Atualização:
10.12.2021
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