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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Coronel Juvêncio
Guaicurus
Porto Carreiro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
GUAICURUS
Município de Miranda, MS
Linha-tronco - km 1151,659 (1959)   MS-1603
    Inauguração: 31.12.1912
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guaicurus foi inaugurada em 1912. É curioso citar que a revista Brazil Ferrocarril, a mais importante revista sobre o assunto na época, sugeria em 1914 alterar o nome dessa estação (bem como o de outras na mesma região) para o de Assis, pessoa que na época foi importante para a consolidação da linha. Como muitas das estações do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança, por muito tempo a estação não dispôs de água potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões pipa para abastecimento. Em 2004 estava ocupada por índios Kadiweu.
(Fontes: Kunumi Arapopy; Jose H. Bellorio; Brazil Ferrocarril, 1914)
     

A estação de Guaicurus, em 1976. Foto José H. Bellorio

Estação de Guaicurus em 2004. Foto Kunumi Arapopy
 
     
     
Atualização: 12.01.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.