|
|
E.
F. Noroeste do Brasil (anos 1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POSTO
KM 1338
Município
de Corumbá, MS |
Linha-tronco
- km |
|
MS-1616 |
|
|
Inauguração: anos
1950 |
Uso atual: n/d |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de
1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto
Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas
linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro
de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o
rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança;
somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada
pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia
foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no
Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada
como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo
entregue em concessão para a Novoeste, em 1996. |
|
A ESTAÇÃO:
Não há referências ao posto do km 1338
nos dados da Noroeste em 1959, apenas é citado um posto antes
da estação de Urucum, vcom o km 1326. O posto do
km 1338 é citado, entretanto, como parada já no
Guia Levi de 1960. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.10.2004
|
|