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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Antonio Maria Coelho
Urucum
Posto km 1338
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996)
URUCUM
Município de Corumbá, MS
Linha-tronco - km 1.309,755 (1960)   MS-1612
Altitude: 137 m   Inauguração: 15.12.1952
Uso atual: abandonada (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Urucum foi inaugurada em 1952, no trecho de linha aberto entre as estações de Carandazal e de Corumbá.

A Mineração Urucum se utilizava da estação para o transporte de minério de manganês.

A estação encontrava-se abandonada em 2012.

ACIMA: Composições da ALL no pátio e desvios de Urucum em 24/10/2012 (Foto Julio Nogueira).

(Fontes: Julio Nogueira; José H. Bellorio; Carlos Roberto Dalia; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Trem de minério no pátio da estação de Urucum, em 1976. Foto José H. Bellorio

Trem de minério no pátio da estação de Urucum, em 1986. Foto José H. Bellorio

A estação em 24/10/2012. Foto Julio Nogueira
     
     
Atualização: 14.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.