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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Corumbá
Porto Ladário
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1939-1975)
RFFSA (1975-1996)
PORTO LADÁRIO
Município de Corumbá, MS
Ramal de Porto Ladário - km 6   MS-1697
Altitude: -   Inauguração: 07.09.1939
Uso atual: estação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1939?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: Porto Ladário é o fim do ramalzinho de Ladário, que sai de Corumbá e vai até a vizinha cidade de Ladário. Foi inaugurado em 1939. Em Corumbá, a estação fica longe do rio, por isso existe o Porto Ladário para atender a navegação e ferrovia. Este ramal tem seis quilômetros e serve também a fábrica de cimentos da Itaú, já em Ladário. Porto Ladário fica ao lado da grande Base Fluvial de Ladário da Marinha do Brasil.

ACIMA: A locomotiva que inaugurou o ramal em 7/9/1939 tinha as insígnias da E. F. Brasil-Bolívia: apenas uma jogada política para uma ferrovia que ainda não funcionava e que sairia da estação de Corumbá anos mais tarde. (Revista da Semana, 1939).

(Fontes: Coaraci Camargo; Revista da Semana, 1939; IBGE, 1960)
     

A estação em 1976. Foto José H. Bellorio
   
     
     
Atualização: 31.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.