|
|
E. F. Itapura-Corumbá
(1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIBAS
DO RIO PARDO
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 753,556 (1959) |
|
MS-1588 |
Altitude: 362 m |
|
Inauguração: 12.10.1914 |
Uso atual: provavelmente moradia (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte
Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança,
deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando
para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir
daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao
sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952
a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo
dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a
Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São
Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão
da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão
para a Novoeste, em 1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ribas do Rio Pardo foi inaugurada em 1914. As terras para
a passagem da linha e a construção da estação
foram doadas pelo proprietário da fazenda Rio Pardo, de José
Colleto Garcia. A estação teria sido construída
próxima à povoação que ali se formava
devido às obras de construção do pátio
ferroviário.
Logo em seguida já se tornaria sede de um distrito policial.
Em 1920 criou-se também o distrito de paz.
Em 2006, a estação ainda estava de pé, desativada
desde os anos 1990.
"Eu e meu pai fomos até Ribas do Rio Pardo com o trem que
ia até Campo Grande e pernoitamos. A idéia era pegar no dia seguinte
o trem de Corumbá. Só que ele chegou em Ribas com três horas de atraso
e lotado. Fomos em pé até Campo Grande. Um casal que iria descer
nos cedeu os lugares. Em Campo Grande, o trem ficou mais de 40 minutos
para completar o desembarque/embarque, tal era o volume de gente e
bagagens. Isso foi no início dos anos 1990. Quantos carros
tinha o trem? Sei lá. Nem deu para contar. E chegamos em Corumbá por
volta das 23h00. Chutando, deveria ter uns 20 carros" (Carlos
Almeida, 22/2/2010).
ACIMA: O mapa do município de Ribas do Rio Pardo nos anos 1950 mostra a estação central, a de Luiz Gama e a de Formoso (IBGE: Enciclopedia dos municípios do Brasil, 1960).
(Fontes: José H. Bellorio; Carlos Almeida,
2010; IBGE, 1959) |
|
|
|
A estação em 1922. Foto cedida por José
H. Bellorio |
A estação em 1949. Foto cedida por José
H. Bellorio |
O pátio da estação, em 1976. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Ribas do Rio Pardo, em 1976. Foto
José H. Bellorio |
A estação de Ribas do Rio Pardo, em 1976. Foto
José H. Bellorio |
Trem passando pela estação em 1986. Foto José
H. Bellorio |
A estação em 2001. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 2001. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 2015. Foto Augusto Machado |
|
|
|
|
Atualização:
08.01.2021
|
|