|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1943-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SAFIRA
Município de Três Lagoas, MS |
Linha-tronco - km 559,152 (1959) |
|
MS-1573 |
Altitude: 367 m |
|
Inauguração: 15.09.1943 |
Uso atual: em ruínas (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Safira foi inaugurada em 1943.
Em 2014 a ex-estação estava em ruínas.
ACIMA: Município de Três Lagoas em
1960. Note-se a estação de Safira, no centro do mapa
e após a de Garcias (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros,
vol. II, 1960).
(Fontes: Fernando da Silva Rodrigues; José H.
Bellorio; Evanildo Santos; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; IBGE, 1959) |
|
|
|
A estação de Safira em 1979. Foto José
H. Bellorio |
A estação de Safira em 2014. Foto Fernando da
Silva Rodrigues |
A estação de Safira em 2014. Foto Fernando da
Silva Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.11.2016
|
|