A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1928, esta estação ficava
apenas 200 metros à frente da estação do Horto.
Segundo Nilson Rodrigues, ela foi construida após
ter sido feito um desvio na rota da linha, evitando-se o "loop"
que passava pelo Horto.
Foi suprimida no final dos anos 1950. O seu nome era obviamente
uma referência à já existente Parada Sete, mas esta ficava
no tronco e foi desativada em 1927. Eram muito próximas - a diferença
de um quarteirão. A Nova Parada Sete foi construída
no ramal - na hoje rua do Horto -, enquanto a Parada Sete
ficava no tronco - na linha de cima - hoje rua Mamud Rahd.
Por que mudaram o local da primeira Parada 7 e a colocaram,
com o nome de "nova", na outra linha? Porque o número
de passageiros, e portanto o faturamento, dos trens de passageiros
andando pelo ramal do Horto e não pela ligação
entre Invernada e o Tremembé era muito maior,
portanto, mais rentável. Raros passaram a ser os trens que
seguiam direto pela Invernada para o Tremembé
e vice-versa, depois de 1927. E as duas paradas 7, a nova e a velha,
eram tão próximas, embora em linhas diferentes, que
ninguém saiu prejudicado - o trem andava apenas dez minutos
a mais quando percorria o ramal do Horto.
Foi demolida.
O relato do antigo morador do Tremembé, em abril de
2002, mostra que, se as definições de onde ficavam
a Parada Sete e a Nova Parada Sete estão corretas,
ele se refere à Nova Parada Sete e não à
antiga: "Manoel Carlos Coelho nasceu no Horto Florestal
em 10/7/1939. Seus pais Manoel Coelho e Lídia dos Santos
moravam na Vila Bassoti, que ficava à esquerda da Rua do
Horto, encostada no parque. Essa vila tinha dezenas de pequenas
casas alugadas pela família Bassoti. Hoje não existe
mais. Manoel, órfão de pai com apenas 8 meses, lembra
que pegava o 1º trem, das 4:00 hr., para ajudar a mãe
que ía vender louro, alecrim, mamão verde, folha de
uva no mercado central. Ela comprava esses produtos nas imediações
do Horto e Vila Rosa, e fez esse comércio até a década
de 60. Quando saía do Tremembé, raramente o trenzinho
pegava o caminho direto até a Invernada, normalmente seguia
pela atual Rua do Horto (pela variante do Horto), só que
em um patamar mais elevado do que o nível da rua. E assim
chegava na Nova Parada Sete, onde hoje existe um posto Shell, na
esquina das atuais Rua do Horto com a Avenida Luiz Carlos Gentile
de Laet".
(Veja também PARADA SETE)
(Fontes: Werner Vana; Guias Levi; site "Tremembé
on line, abril de 2002)
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