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Horto Florestal
Nova Parada Sete
Parada Sete
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Cantareira - 1950
 
 
Cia. Cantareira (1928 -1941)
E. F. Sorocabana (1941-1964)
NOVA PARADA SETE
Município de São Paulo, SP
Ramal do Horto - km 11,807 (1960)   SP-0188
    Inauguração: 10/09/1928
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal da Pedra Branca foi aberto em 1908, para atender à pedreira nesse local. Mais tarde, seus trilhos foram prolongados até voltar ao tronco, na altura da Parada Sete, pouco antes da estação do Tremembé. Ele fazia então uma grande curva de 180 graus, por cerca de 5 quilômetros, saindo da estação da Invernada. Passou então a ser chamado de ramal do Horto. Foi desativado em novembro de 1964, juntamente com a linha Areal-Cantareira.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada em 1928, esta estação ficava apenas duzentos metros à frente da estação do Horto. Segundo Nilson Rodrigues, ela foi construida após ter sido feito um desvio na rota da linha, evitando-se o "loop" que passava pelo Horto. Foi suprimida no final dos anos 50, juntamente com a Parada Sete. O seu nome era obviamente uma referência à já existente Parada Sete, mas esta ficava no tronco. Eram muito próximas. Se o trem vinha pelo ramal e parava na "nova", seguia direto para o Tremembé sem parar na "antiga". As duas foram desativadas no final dos anos 50. Foram demolidas. O relato do antigo morador do Tremembé, em abril de 2002, mostra que, se as definições de onde ficavam a Parada Sete e a Nova Parada Sete estão corretas, ele se refere à Nova Parada Sete e não à antiga: "Manoel Carlos Coelho nasceu no Horto Florestal em 10/7/1939. Seus pais Manoel Coelho e Lídia dos Santos moravam na Vila Bassoti, que ficava à esquerda da Rua do Horto, encostada no parque. Essa vila tinha dezenas de pequenas casas alugadas pela família Bassoti. Hoje não existe mais. Manoel, órfão de pai com apenas 8 meses, lembra que pegava o 1º trem, das 4:00 hr., para ajudar a mãe que ía vender louro, alecrim, mamão verde, folha de uva no mercado central. Ela comprava esses produtos nas imediações do Horto e Vila Rosa, e fez esse comércio até a década de 60. Quando saía do Tremembé, raramente o trenzinho pegava o caminho direto até a Invernada, normalmente seguia pela atual Rua do Horto (pela variante do Horto), só que em um patamar mais elevado do que o nível da rua. E assim chegava na Parada Sete, onde hoje existe um posto Shell, na esquina das atuais Rua do Horto com a Avenida Luiz Carlos Gentile de Laet". (Fontes: Werner Vana; Guias Levi; site "Tremembé on line, abril de 2002) (Veja também PARADA SETE)
     

A estação, foto sem data. Cartão postal, cedido por Marcello Tálamo

Outra foto da estação, vista por trás, sem data. Foto cedida por Nilson Rodrigues

Segundo o relato de Manoel Coelho, o local da onde ficava a Nova Parada Sete era aqui, neste posto Shell. Foto do site Tremembeonline
     
     
Atualização: 05.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.