|
|
...
Invernada
Parada Sete
Tremembé
...
Chegada do ramal do Horto: Nova
Parada Sete
...
Cantareira-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
|
|
|
|
|
Cia. Cantareira
(1894? -1927) |
PARADA
SETE
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 9,164 (1960) |
|
SP-2658 |
Altitude: |
|
Inauguração: 1894? |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O Tramway
da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção
da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte
ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari,
na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895,
foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos
e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como
a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro,
era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até
o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal
para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo
tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados.
O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais
afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado
à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola
estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho
mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto
a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho
original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi
suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe
hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi,
o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos. |
|
A ESTAÇÃO: Esta estação
ficava a apenas setecentos metros antes da estação do Tremembé.
Próximo a ela, se juntavam o tronco e o ramal do Horto.
Aliás, o nome é um mistério. Teria sido ela a sétima parada da linha,
no início da operação?
Mais tarde, foi aberta uma "Nova Parada Sete", mas no ramal
do Horto, também não muito longe antes deste ramal se juntar ao
tronco. Embora alguns estudiosos afirmem que as duas paradas estavam
no ramal, é fácil perceber que não: segundo o Guia Levi, os trens
ou paravam na "nova" ou na "antiga": quando paravam
na "antiga" (Parada Sete), vinham direto de Invernada
e daí para o Tremembé. Ficava provavelmente no início da rua
da Estação e dali o trem descia para o Tremembé.
Foi demolida.
(Veja também NOVA PARADA SETE)
(Fontes: Werner Vana; Guias Levi; site Tremembéonline,
abril de 2002) |
|
|
|
A Parada Sete, provavelmente anos 1940. Foto Carl Heinz Hahmann |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.01.2017
|
|