A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Invernada
Parada Sete
Tremembé
...
Chegada do ramal do Horto: Nova Parada Sete
...

Cantareira-1950
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2017
...

 
Cia. Cantareira (1894? -1927)
PARADA SETE
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 9,164 (1960)   SP-2658
Altitude:   Inauguração: 1894?
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira. No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé. Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907 os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941, foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em 1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal de Guarulhos.
 
A ESTAÇÃO: Esta estação ficava a apenas setecentos metros antes da estação do Tremembé.

Próximo a ela, se juntavam o tronco e o ramal do Horto.

Aliás, o nome é um mistério. Teria sido ela a sétima parada da linha, no início da operação?

Mais tarde, foi aberta uma "Nova Parada Sete", mas no ramal do Horto, também não muito longe antes deste ramal se juntar ao tronco. Embora alguns estudiosos afirmem que as duas paradas estavam no ramal, é fácil perceber que não: segundo o Guia Levi, os trens ou paravam na "nova" ou na "antiga": quando paravam na "antiga" (Parada Sete), vinham direto de Invernada e daí para o Tremembé. Ficava provavelmente no início da rua da Estação e dali o trem descia para o Tremembé.

Foi demolida.

(Veja também NOVA PARADA SETE)

(Fontes: Werner Vana; Guias Levi; site Tremembéonline, abril de 2002)
     

A Parada Sete, provavelmente anos 1940. Foto Carl Heinz Hahmann
   
     
     
Atualização: 18.01.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.