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Padre Nóbrega
Oriente
Pompéia
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Tronco oeste CP - 1970
IBGE-1973 - ced. Elly Jr.
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1935-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ORIENTE
Município de Oriente, SP |
Ramal de Agudos original - km
Linha-tronco oeste - km 486,245 |
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SP-0737 |
Altitude: 592,980 m |
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Inauguração: 15.02.1935 |
Uso atual: desconhecido (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: Oriente
já era uma povoação da Alta Paulista que já existia quando
a linha chegou, em 1935. Durante o projeto, era chamada de Niponia
(1929).
A estação já estava depredada e abandonada em 1986. Em 1992, estava
com as janelas vedadas com blocos, conforme atesta a fotografia da
época. Em 2016, o prédio já pertencia à
Prefeitura e estava em excelente estado de conservação,
mas eu desconhecia seu uso.
ACIMA: A cidade de Oriente em 1943. À esquerda,
ao lado do armazém, a pequena estação ferroviária,
ativa como até os anos 1990 (Foto IGC-SP). ABAIXO: Menos de
seis meses depois de o ramal de Agudos atingir Marilia, a cidade cresceu
tanto que era elevada a município, exatamente no dia 4 de abril
de 1929. Reparem que na linha de prolongamento do ramal, ainda não
construída então, o projeto indicava que ela passaria
pelas estações de nome Nipponia (Padre Nobrega), Ormuz
(Oriente) e Pompeia. Esta, na espera da linha ainda, que ali somente
chegaria em 1935, já havia se desenvolvido estando já
como distrito de paz do novo município de Marilia (O Estado
de S. Paulo,. 4/4/1929).
(Fontes: Mario Favareto; Silvio Rizzo;
Hermes Y. Hinuy; Lawrence D. Gaultney; Artur F. Silva; O Estado de
S. Paulo, 4/4/1929; IGC-SP; Cia. Paulista: relatórios anuais,
1923-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1982; IBGE, 1973; Mapas - acervo R .M. Giesbrecht) |
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A estação em 1982. Foto FEPASA |
A estação de Oriente, em 17/01/1992. Foto Hermes
Y. Hinuy |
A estação, já desativada, em julho de 2001.
Foto Lawrence D. Gaultney |
A estação, já desativada, em julho de 2001.
Foto Lawrence D. Gaultney |
Plataforma da estação de Oriente, em 01/2008.
Foto Artur F. Silva |
A estação em 18/3/2011. Foto Mario Favareto |
A estação em 30/9/2016. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
01.11.2016
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