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VXY Mogiana em MG
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Padre Nóbrega
Oriente
Pompéia
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Tronco oeste CP - 1970

IBGE-1973 - ced. Elly Jr.
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1935-1971)
FEPASA (1971-1998)
ORIENTE
Município de Oriente, SP
Ramal de Agudos original - km
Linha-tronco oeste - km 486,245
  SP-0737
Altitude: 592,980 m   Inauguração: 15.02.1935
Uso atual: desconhecido (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: Oriente já era uma povoação da Alta Paulista que já existia quando a linha chegou, em 1935. Durante o projeto, era chamada de Niponia (1929).

A estação já estava depredada e abandonada em 1986. Em 1992, estava com as janelas vedadas com blocos, conforme atesta a fotografia da época. Em 2016, o prédio já pertencia à Prefeitura e estava em excelente estado de conservação, mas eu desconhecia seu uso.

ACIMA: A cidade de Oriente em 1943. À esquerda, ao lado do armazém, a pequena estação ferroviária, ativa como até os anos 1990 (Foto IGC-SP). ABAIXO: Menos de seis meses depois de o ramal de Agudos atingir Marilia, a cidade cresceu tanto que era elevada a município, exatamente no dia 4 de abril de 1929. Reparem que na linha de prolongamento do ramal, ainda não construída então, o projeto indicava que ela passaria pelas estações de nome Nipponia (Padre Nobrega), Ormuz (Oriente) e Pompeia. Esta, na espera da linha ainda, que ali somente chegaria em 1935, já havia se desenvolvido estando já como distrito de paz do novo município de Marilia (O Estado de S. Paulo,. 4/4/1929).

(Fontes: Mario Favareto; Silvio Rizzo; Hermes Y. Hinuy; Lawrence D. Gaultney; Artur F. Silva; O Estado de S. Paulo, 4/4/1929; IGC-SP; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1923-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; IBGE, 1973; Mapas - acervo R .M. Giesbrecht)
     

A estação em 1982. Foto FEPASA

A estação de Oriente, em 17/01/1992. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação, já desativada, em julho de 2001. Foto Lawrence D. Gaultney

A estação, já desativada, em julho de 2001. Foto Lawrence D. Gaultney

Plataforma da estação de Oriente, em 01/2008. Foto Artur F. Silva

A estação em 18/3/2011. Foto Mario Favareto

A estação em 30/9/2016. Foto Silvio Rizzo
   
     
Atualização: 01.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.