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Parapuã
Oswaldo Cruz
Inúbia
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1973 - ced. Elly Jr.
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1949-1971)
FEPASA (1971-1998) |
OSVALDO
CRUZ
Município de Osvaldo Cruz, SP |
Linha-tronco oeste - km 587,080 |
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SP-0748 |
Altitude: 451,490 m |
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Inauguração: 01.04.1949 |
Uso atual: Secretaria Municipal da Cultura
e Turismo (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949 |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: O trem
chegou a Osvaldo Cruz em 1949. "Bem antes do dia da festa,
já era grande a euforia dos moradores do lugar, que acompanhavam,
com expectativa, os serviços de nivelamento do leito da projetada
ferrovia, o movimento de possantes máquinas (...) pela rapidez e eficiência
com que realizavam o trabalho de remoção de terra, na feitura de cortes
e aterros. (...) A colônia de casas dos empregados da ferrovia, os
armazéns de carga e estação estavam prontos, construídos com a participação
do construtor Hermínio Elorza (...) Aqui, foram instalados o pátio
de máquinas, as oficinas e o acampamento da Camargo
Correa, empreiteira da obra (...).
A cidade inteira tomou conhecimento de que a chegada do primeiro trem
de passageiros dar-se-ia às dez horas do dia primeiro de abril de
1949. Bem antes da hora marcada, a gare da estação estava apinhada
de povo, um mundaréu de gente de todas as camadas sociais.
Muitos permaneciam de olhos fitos no horizonte, onde as linhas paralelas
dos trilhos pareciam unir-se, aflitos e na expectativa do apontar
da locomotiva. Straus, proprietário da Foto Rasma, fretou um avião
monomotor de treinamento e, em baixa altura, fotografou a composição
ferroviária cobrindo o trecho de Parapuã a Osvaldo Cruz (...).
(A locomotiva) chegou barulhenta, fazendo tremer o chão, batendo
o sino, soltando fumaça, rangendo as rodas nos trilhos de aço, imponente,
ostentando no peito o número 640 e portando, na frente, desfraldada,
a Bandeira Nacional. (...) a banda, com todos os seus instrumentos,
executava, a todo pulmão, um dobrado viril. Duas horas depois, um
concorrido banquete realizou-se no amplo salão da antiga Agência
Ford em regozijo ao acontecimento, com a presença de autoridades,
pessoas importantes, operários e gente simples (...)" (Do livro Janelas
do Tempo, Crônicas da Cidade de Oswaldo Cruz, de José Alvarenga, 1986).
A estação de Osvaldo Cruz foi ponta de linha durante um ano,
até a inauguração do trecho que seguiria até Adamantina, em
1950.
Desativada desde os anos 1990, a estação em 2017 estava bem cuidada:
de madeira, "foi totalmente reformada pela Prefeitura, que lá mantém
vigilantes, e está não apenas intacta como, também, em melhores
condições do que quando passei por ela pela última vez, em 1987" (João
Baptista Lago, 4/11/00).
A estação rodoviária da cidade fica ao seu lado,
impedindo uma maior deterioração do prédio. Por
algum tempo a Ferroban manteve um escritório na estação;
ela saiu e a Prefeitura reformou o prédio, que abriga hoje
a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo.
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1949
AO LADO: A Paulista chega a Osvaldo Cruz (O Estado de S. Paulo, anos 1960). |
1949
ACIMA: Em anúncio publicado no jornal em 27/3/1949, a Paulista
anuncia a inaiguração da estação de Osvaldo
Cruz (Folha da Manhã, 27/3/1949).
1949
ACIMA: O trem da Paulista chega à
estação abarrotada de gente no dia de sua inauguração
em 1/4/1949 (Acervo Paulo Fotos).
ACIMA: Estação e pátio ferroviario de Osvaldo Cruz nos anos 1960 (Acervo Paulo Fotos).
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AO LADO: Quem
foi Osvaldo Cruz (Folha de S. Paulo, anos 1960).
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ACIMA: O trem partindo
da estação de Osvaldo Cruz nos anos 1960 (foto Douglas Hidalgo)
ACIMA: Más notícias sobre o trem de luxo em 1970 - qual seria exatamente isso nessa época?
Teriam sido retirados os carros-dormitório e Pullmann a partir
de Tupã ou um horário teria sido cortado? (O Estado
de S. Paulo, 26/3/1970).
ACIMA: Pátio da estação
nos anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: Trem de passageiros da FEPASA chega a Osvaldo Cruz em 1994 (Foto Josy Manzano).
ABAIXO: O pátio mantém suas 4 linhas em 2010,
mas não existe movimento e ele permanece vazio (Foto Eduardo
Dantas).
(Fontes: Douglas F. Hidalgo; Josy
Manzano; Hermes Y. Hinuy; Eduardo Dantas; José Alvarenga;
Ulisses Lopes; Fabio Vasconcellos; Rafael Corrêa; João
Baptista Lago; Acervo Paulo Fotos; Folha da Manhã, 1949; Folha
de S. Paulo, 11/3/1962; José Alvarenga: Janelas do Tempo, Crônicas
da Cidade de Oswaldo Cruz, 1986; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1950-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A primeira locomotiva chega a Osvaldo Cruz, em 01/04/1949. Foto
dos arquivos de José Alvarenga, cedida por Douglas F.
Hidalgo |
A estação de Osvaldo Cruz em 1955. Foto dos arquivos
de José Alvarenga, cedida por Douglas F. Hidalgo |
Foto da estação (21/12/1993). Foto Hermes Y. Hinuy
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A estação em 1997. Foto Ulisses Lopes |
A estação de Osvaldo Cruz em 2001. Foto Douglas
Franzo Hidalgo, 2001 |
A estação, em 12/10/2001. Foto Fabio Vasconcelos
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A estação, em 30/12/2001. Foto Hermes Y. Hinuy
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A estação, com o logo da Ferroban, em 30/12/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação reformada, em 11/2003. Foto Douglas
F. Hidalgo |
A estação em 07/2005. Foto Douglas F. Hidalgo |
A estação em 11/2008. Foto Rafael Correa |
A estação em 12/2013. Foto Douglas F. Hidalgo |
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Atualização:
24.04.2021
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