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          | ... Arabela
 Panorama
 ...
 
   Tronco oeste CP - 1970
 ...
 ESTIVE NO LOCAL: SIM
 ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
 ÚLTIMA VEZ: 1977
 ...
 
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          | Cia. Paulista de 
            Estradas de Ferro (1961-1971) FEPASA (1971-1998)
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          |  PANORAMA Município de Panorama, SP
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          | Linha-tronco oeste - km 709,173 |  | SP-2643 |   
          | Altitude: 269,088 m |  | Inauguração: 20.01.1962 |   
          | Uso atual: abandonada (2018) |  | com trilhos |   
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1984 |   
          |  |   
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          | HISTORICO DA LINHA: O chamado 
            tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até 
            o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das 
            linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente 
            construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade 
            da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e 
            de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, 
            foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, 
            onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também 
            foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que 
            alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, 
            já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e 
            Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, 
            suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação 
            até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 
            operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente 
            até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |   
          |  |   
          | A ESTAÇÃO: A estação 
            de Panorama foi inaugurada em 1962. 
 A cidadezinha já existia e era município desde 1953. 
            A estação foi construída de forma provisória, de madeira, e acabou 
            ficando assim até 1983, quando uma nova estação foi construída, com 
            o mesmo estilo das outras do 
            ramal, que eram dos anos 1940, numa atitude surpreendente da Fepasa. 
            Esta estação foi inaugurada em 1984 e está lá até hoje. É o 
            ponto terminal do tronco oeste da antiga Cia. Paulista, ficando ao 
            lado da barranca do rio Paraná.
 
 "A estação que eu conheci foi a de madeira, quando fiz uma viagem 
            no trem da ex-Paulista até o "fim da linha", em agosto de 1977. Como 
            eu e minha 
            mulher tínhamos de esperar o trem sair de volta para Bauru por cerca 
            de três horas, ficamos jogando, sentados 
            na plataforma  de 
            madeira até que o trem 
            aparecesse e 
             nós pudéssemos embarcar. 
            Esta 
            foi a única vez que fui a Panorama, e eu não tinha, nessa época, o 
            costume de tirar fotografias... uma pena" 
            (Ralph M. Giesbrecht, 1999).
 
 Por  algum tempo foi uma das estações operacionais da 
            Ferroban, tendo inclusive o símbolo da empresa à sua frente, mas depois 
            de 2001/2002 foi abandonada juntamente com toda a linha Bauru-Panorama.
 
 Em 2006 era a biblioteca pública da cidade, mas em 2018 já estava 
            novamente abandonada. Quanto ao porto intermodal, estava também 
            abandonado há anos.
 
 
 
               
                | A empresa ADM, que detém um contrato de parceria com 
                  a ferrovia da União, no trecho que segue até o Porto Intermodal 
                  de Panorama, hoje sob concessão da ALL está retirando todos 
                  seus equipamentos do local. Os trabalhos da empresa no porto 
                  estão paralisados há anos. A expectativa era grande pela retomada 
                  do transporte ferroviário na linha que liga Bauru a Panorama, 
                  tornando mais viável a permanência da empresa no Porto Intermodal 
                  de Panorama. No entanto, parece que vencida pelo cansaço e cansada 
                  de aguardar por promessas e perspectivas a longo prazo para 
                  a implantação da Ferronorte e eficaz funcionamento da Hidrovia 
                  Tietê-Paraná, a empresa decidiu sair da cidade e engajar seus 
                  investimentos em outro local. Segundo informações de carregadores, 
                  todos os equipamentos de sua propriedade que estão no Porto 
                  Intermodal de Panorama foram retirados e serão instalados em 
                  Araguari, MG. Essa realidade, em que um investidor importante 
                  quase que desiste de manter suas atividades na região, sem dúvida, 
                  não era o que esperavam as lideranças políticas que até hoje, 
                  cada qual, dentro de suas limitações, se esforçam pela reativação 
                  da ferrovia (O Beira-Rio, 27/7/2010). |  1950 ACIMA: Anúncio de 1950, portanto 
                    doze anos antes de a ferrovia chegar à cidade, ela 
                    já era considerada como a redenção da 
                    vila florescente. A Cia. Paulista é exaltada pela sua 
                    iniciativa. 61 anos depois, a cidade é decadente: os 
                    trens deixaram de ir para lá e o porto jamais foi usado 
                    (Folha da Manhã, 1950)
 |       ABAIXO: (CLIQUE SOBRE 
            O ARTIGO PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) O trem ainda não 
            havia chegado em 1958, mas a propaganda era grande, sempre citando 
            que o projeto era de Prestes Maia (O Estado de S. Paulo, 1/6/1958). 
  ACIMA: O trem da CP em Panorama, ano desconhecido (Autor desconhecido).
 
  ACIMA: Estação de Panorama ainda 
            a de madeira, em 1973 (Jornal do Brasil, 20/9/1973; cortesia Hugo 
            Caramuru).
 
 
              
                |  | 1978AO LADO: Bilhete usado por mim e minha esposa Ana Maria na viagem de trem da FEPASA entre a estação da Luz e Panorama, com paradas em Marilia (para troca de trem) e Bauru (na volta, onde trocamos novamente para o carro Pullman). Um ano depois e isto tudo sria impossível (Acervo deste autor datado de 16/8/1978).
 |       ACIMA: Na estação  de Panorama, o trem da agora FEPASA chegou para um bate-e-volta de sua familia, a de Manoel Romero, que entendi ser um dos entusiastas posando no estribo da locomotiva que os levou até lá em uma estação de uma estação como essa, fim de linha à beira do segundo maior rio brasileiro (o Paraná) e longe de tudo, era comum na época. Eu mesmo fiz o trajeto, permanecendo apenas três horas na cidad e passeando a pé com  minha esposa, em agosto de 1977, partindo de São Paulo e voltando no dia seguintem, depois de dormir durante a volta em Bauru (Foto: Manoel Romero, em 1980).
 
  ACIMA: O porto de Panorama, com as plataformas 
            de desembarque onde chegavam as chatas da Navegação 
            Meca S. A. vindas de Guaíra, no Paraná, 453 km ao sul, 
            para o transbordo de trigo para os vagões da Fepasa, em 1986. 
            Das chatas os grãos eram transferido para vagões graneleiros 
            através de sugadores (Foto Revista Ferroviária, abril 
            de 1986, acervo José H. Buzelin).
 
 
              (Fontes: 
            Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Walter Langbeck; Silvio Rizzo; 
            Paulo Szabadi; Artur F. da Silva; Marcelo G. Teixeira; João 
            Baptista Lago;  José H. Buzelin; Cristiano 
            Luizão; Marcelo Braghini Ferreira; Hugo Caramuru; Jornal do 
            Brasil, 1973; Revista Ferroviária, 1986; 
            FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; 
            FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; 
            Folha da Manhã, 1950; Folha de S. Paulo, 1962; O Estado de 
            S. Paulo, 1958; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1930-69; 
            O Beira-Rio, 2010; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
                |   | TRENS 
                  - De acordo com os guias de horários, os trens de 
                  passageiros pararam nesta estação de 1962 a 2001. 
                  Veja aqui horários em 19-- (Guias 
                    Levi). |      |   
          |  |  |  |   
          | 
               
                |  A estação primitiva de Panorama, ainda de madeira 
                  em maio de 1982. Foto FEPASA
 |  Estação de Panorama em 1985, com o prédio 
                  recém-aberto. Autor desconhecido
 |  A estação em fevereiro de 1987. Foto Walter Langbeck
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                |  A estação em fevereiro de 1987, com a charrete 
                  esperando os passageiros. Foto Walter Langbeck
 |  G12 trazendo o trem de passageiros de São Paulo chegando 
                  em Panorama em 1989. Foto Artur F. da Silva
 |  A estação de Panorama, em 1998. Foto Marcelo G. 
                  Teixeira
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                |  A estação de Panorama, em 1998. Foto Marcelo G. 
                  Teixeira
 |  Plataforma de Panorama, em novembro de 2000. Foto João 
                  Baptista Lago
 |  O mato toma conta de tudo no pátio de Panorama em 02/2005. 
                  Foto Paulo Szabadi
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                |  A estação em 02/2005. Foto Paulo Szabadi
 |  A estação em 09/2005. Foto Marcelo Braghini Ferreira
 |  Estação de Panorama em 01/06/2006. Foto Cristiano 
                  Luizão
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                |  A estação em março de 2016. Foto Silvio 
                  Rizzo
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          |  |  |  |   
          | Atualização: 
            07.01.2023 |  |