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VXY Mogiana em MG
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Musácea
Pedro de Barros
Jaraçatiá
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ramal de Juquiá-1980

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
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Southern São Paulo Railway (1916-1927)
E. F. Sorocabana (1929-1971)
FEPASA (1971-1998)
PEDRO DE BARROS
Município de Miracatu, SP
Ramal de Juquiá - km 222,422 (1986)   SP-2671
Altitude: 27 m   Inauguração: 01.07.1916
Uso atual: moradia? (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1934
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: Estação originalmente inaugurada pela Southern São Paulo Railway. A quilometragem original era 130,758 (a partir de Santos, na época).

Em 1934, o prédio original foi demolido e no mesmo ano se construiu o prédio que sobrevive até hoje (segundo o relatório da EFS para esse ano).

O prédio, depois de desativado pela ferrovia, esteve abandonado e desfigurado por anos.

Fica na vila de Pedro de Barros, na confluência da SP-55 com a BR-116. Em abril de 2008 foi reinaugurada, depois de restaurada pela comunidade local. Serviria como centro de eventos. Em julho de 2013, parecia mais uma moradia.


1932
AO LADO:
Uma estação com vários problemas (O Estado de S. Paulo, 23/1/1932)

1933
AO LADO:
O professor leigo do bairro e os japoneses (O Estado de S. Paulo, 13/10/1933)

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de armazém

ACIMA: A estação foi inundada no final de mês de fevereiro de 1952, bem como boa parte do leito do ramal (Folha da Manhã, 1/3/1952).
AO LADO: Armazém da estação de Pedro de Barros, já restaurado e pintado, em abril de 2008 (Foto Marcos Nóbrega).
ACIMA: Casarão em Pedro de Barros, em foto de 14/7/2013 (Foto Ralph M. Giesbrecht).

(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Ademir Bueno de Camargo; Marcos Antonio Nóbrega; Folha da Manhã, 1952; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Pedro de Barros, 19/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A caixa d'água, e, ao fundo, a plataforma da estação, em 09/2003. Foto Adriano Martins

Estação de Pedro de Barros, reformada, em 04/2008. Foto Marcos Antonio Nóbrega

Estação de Pedro de Barros, reformada, em 04/2008. Foto Marcos Antonio Nóbrega

A estação em 2013. Foto Marcos Nobrega
 
     
Atualização: 19.05.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.