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VXY Mogiana em MG
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Papudo
Musácea
Pedro de Barros
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ramal de Juquiá-1980

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1940-1971)
FEPASA (1971-1998)
MUSÁCEA
Município de Miracatu, SP
Ramal de Juquiá - km 217,297 (1986)   SP-2407
Altitude: 29 m   Inauguração: 02.05.1940
Uso atual: abandonado (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Musácea foi aberta em 1940.

A estação fechou em 1977 quando o trem foi suspenso. Somente em 1983 ele voltatia e assim foi até 1997, quando parou de vez.

Na sua primeira parada, o desalento no bairro foi geral. Ali era o único local na região em que havia um ginásio (escola de 1o grau, da 5a à 8a série); os alunos não sabiam como fazer para chegar a ele, pois vinham de trem de outras paradas. As compras eram feitas em Pedro de Toledo; sem o trem, como ir até lá?

Em 1983, as viagens Santos-Juquiá recomeçaram. Teria a estação sido reaberta nesta "segunda chance"? Pouco provável, nem consegui esta informação. Em 1997, parou de vez.

O prédio que lá estava em 1998, desfigurado, parecia ser o original. Em 2005, era uma moradia. Em 2021, estava abandonado.


ACIMA: As chuvas de 1958 causam problemas na estação de Butiá, interrompendo o tráfego pela linha após a estação de Peruíbe (Folha da Manhã, 28/3/1958).

ACIMA: O que sobrou do embarcadouro de gado de Musacea em 2019 A linha, por sua vez, já não existia mais (Foto Nilson Rodrigues em 18/8/2019).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1940 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Nilson Rodrigues; Paulo Hokama; Folha da Manhã, 1958; O Estado de S. Paulo, 15/2/1977; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 19/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Do lado da plataforma, ainda se lê o nome da estação. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005

A placa de cruzamento ao lado dos trilhos cobertos pelo mato já está caindo. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005

A cobertura da plataforma ainda se sustenta ao lado da estação. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005

A ex-estação em 18/8/2019. Foto Nilson Rodrigues

A ex-estação em 18/8/2019. Foto Nilson Rodrigues
     
Atualização: 23.02.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.