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VXY Mogiana em MG
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Papudo
Musácea
Pedro de Barros
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ramal de Juquiá-1980

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana (1940-1971)
FEPASA (1971-1998)
MUSÁCEA
Município de Miracatu, SP
Ramal de Juquiá - km 217,297 (1986)   SP-2407
Altitude: 29 m   Inauguração: 02.05.1940
Uso atual: moradia (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Musácea foi aberta em 1940, e o prédio que lá está, desfigurado, parece ser o original. Fica na vila de Musácea e servia em 2005 como moradia. A estação fechou em 1977 quando o trem deu a sua primeira parada, até 1983, quando recomeçou. Teria a estação sido reaberta? Pouco provável, nem consegui esta informação. Quando fechou em fevereiro de 1977, o desalento no bairro era geral. Ali era o único local em que havia um ginásio (escola de 1o grau, da 5a à 8a série); os alunos não sabiam como fazer para chegar a ele, pois vinham de trem de outras paradas. As compras eram feitas em Pedro de Toledo; sem o trem, como ir até lá?

ABAIXO: As chuvas de 1958 causam problemas na estação de Butiá, interrompendo o tráfego pela linha após a estação de Peruíbe (Folha da Manhã, 28/3/1958).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1940 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Paulo Hokama; Folha da Manhã, 1958; O Estado de S. Paulo, 15/2/1977; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 19/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Do lado da plataforma, ainda se lê o nome da estação. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005

A placa de cruzamento ao lado dos trilhos cobertos pelo mato já está caindo. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005

A cobertura da plataforma ainda se sustenta ao lado da estação. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005
   
     
Atualização: 21.04.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.