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Papudo
Musácea
Pedro de Barros
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ramal de Juquiá-1980
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1940-1971)
FEPASA (1971-1998) |
MUSÁCEA
Município de Miracatu, SP |
Ramal de Juquiá - km 217,297 (1986) |
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SP-2407 |
Altitude: 29 m |
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Inauguração: 02.05.1940 |
Uso atual: abandonado (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1977 e restaurado em 1983, parando
porém definitivamente em 1997. A linha seguiu ativa para trens
de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do
porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras
caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte
foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha,
que o mato cobriu rapidamente. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Musácea foi aberta em 1940.
A estação fechou em 1977
quando o trem foi suspenso. Somente em 1983 ele voltatia e assim foi até 1997, quando parou de vez.
Na sua primeira parada, o desalento no bairro foi geral. Ali era o único local
na região em que havia um ginásio (escola de 1o grau, da 5a à
8a série); os alunos não sabiam como fazer para chegar
a ele, pois vinham de trem de outras paradas. As compras eram feitas
em Pedro de Toledo; sem o trem, como ir até lá?
Em 1983, as viagens Santos-Juquiá recomeçaram.
Teria a estação sido reaberta nesta "segunda chance"?
Pouco provável,
nem consegui esta informação. Em 1997, parou de vez.
O prédio que lá estava em 1998,
desfigurado, parecia ser o original. Em 2005, era uma moradia. Em 2021, estava abandonado.
ACIMA: As chuvas de 1958 causam problemas na estação
de Butiá, interrompendo o tráfego pela linha após
a estação de Peruíbe (Folha da Manhã,
28/3/1958).
ACIMA: O que sobrou do embarcadouro de gado de Musacea em 2019 A linha, por sua vez, já não existia mais (Foto Nilson Rodrigues em 18/8/2019).
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1940 a 1977 e de 1983 a 1997. Na foto, trem do ramal em Suarão
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph Giesbrecht: pesquisa local; Nilson Rodrigues; Paulo Hokama;
Folha da Manhã, 1958; O Estado de S. Paulo, 15/2/1977; E. F.
Sorocabana: Relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 19/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Do lado da plataforma, ainda se lê o nome da estação.
Foto Paulo Hokama em 02/01/2005 |
A placa de cruzamento ao lado dos trilhos cobertos pelo mato
já está caindo. Foto Paulo Hokama em 02/01/2005
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A cobertura da plataforma ainda se sustenta ao lado da estação.
Foto Paulo Hokama em 02/01/2005 |
A ex-estação em 18/8/2019. Foto Nilson Rodrigues |
A ex-estação em 18/8/2019. Foto Nilson Rodrigues |
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Atualização:
23.02.2021
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