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E. F. Araraquara
(1952-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PIMENTA BUENO-NOVA
(EX-POSTO X)
Município de Santana da Ponte Pensa, SP |
Linha-tronco - km 401,009 (1960) |
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SP-2682 |
Altitude: 424 m |
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Inauguração: 18.10.1952 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de
passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pimenta Bueno-nova foi inaugurada em 1952 e teve sempre
um movimento muito pequeno. Chamava-se apenas "Posto X"
e depois recebeu o nome de uma estação da mesma linha,
desativada na mesma época, e que ficava entre Matão
e Dobrada e que foi desativada por volta de 1952, mesma época em que o posto X foi substituído pela estação que levaria o mesmo nome da estação mais antiga, que ficava no início da linha-tronco, entre as.
A nova estação teria sido construída
somente para agradar aos ingleses da enorme fazenda que eles possuíam
por ali, segundo Valentim Ferro, ferroviário
aposentado da EFA, em 03/2001, e que trabalhou lá por 90 dias.
Já um ex-vereador
da cidade de Santana da Ponte Pensa conta outra história:
"Pimenta Bueno era o nome da estação de embarque de passageiros
da cidade de Santana da Ponte Pensa. Ela estava localizada dentro
de uma propriedade conhecida como "Fazenda dos Ingleses" e distava
três (3) km da cidade, em virtude de uma lenharia
que ali existia. A referida propriedade estava em fase de
desmatamento e a Estrada de Ferro Araraquarense preferiu construir
a estação naquele local. Não fosse assim, haveria de construir
ali,um posto de captação de madeira, para suprir as necessidades
das locomotivas, que eram movidas a vapor; as conhecidas 'Maria
Fumaça' assim como uma estação de passageiros, proximo à cidade
de Santana da Ponte Pensa. Até 1953, Santana da Ponte Pensa
era conhecida por Sant'Ana do Sul, nome que o Grupo Escolar
levou até o início dos anos 1960. Neste ano, foi elevado à
categoria de distrito, quando se tomou conhecimento do verdadeiro
nome da cidade. No final dos anos 1950, início dos anos 1960, houve um movimento de moradores da cidade, visando pressionar a administração da Estrada
de Ferro Araraquarense para conseguirem com que o trem de passageiros
efetuasse parada nas proximidades da cidade; foram vários contatos.
A administração da EFA resolveu atender a justa reinvindicação
daquele povo. Após a emancipação a Município, ocorrido em 1964, a
Prefeitura em acordo com a referida empresa ferroviária, construiu
uma plataforma coberta, para embarque de passageiros, com projeto
para que futuramente fosse ali construida uma estação; o que acabou
não acontecento em virtude do sucateamento das ferrovias. Sou filho
de José Dias, um dos acima mencionados. Meu pai nos trouxe no ano
de 1951 para o Brasil. Moramos em Meridiano, SP, até 1953, quando fomos
para Sant'Ana do Sul, como era chamada na época, tomamos um trem para
Pimenta Bueno-nova e de lá, fomos
de charrete até a cidade. José Dias foi comerciante
e residiu em Santana da Ponte Pensa deste 1953 até o ano de 2001,
quando veio a falecer e lá se encontra sepultado" (Antonio
Fouto Dias, 04/2007).
A estação estava a pouca distância de um desvio ferroviário (ver
caixa abaixo) quando eu a visitei pessoalmente em julho de 2023.
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1952
À ESQUERDA: notícia do jornal
Folha da Manhã (atual
Folha de S. Paulo) publicada em 17/10/1952 anunciando a abertura
das cinco estações entre Jales e a terminal,
Presidente Vargas, pela E. F. Araraquara. A de Pimenta Bueno estava ali na relação.
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(ACIMA: O desvio que que se abre próximo ao local da estação de Pimenta Bueno-nova, em foto de 23/7/2023, por Ralph M. Giesbrecht). Aqui, foto do início do desvio.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2023; Antonio Fouto Dias; Folha da Manhã,
1952; EFA: Relatórios oficiais, 1940-69; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
05.08.2023
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