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Urânia
Santa Salete
Pimenta Bueno-nova
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara
(1957-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
SALETE
Município de Santa Salete, SP |
Linha-tronco - km 391,112 (1960) |
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SP-2891 |
Altitude: 438 m |
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Inauguração: 01.02.1957 |
Uso atual: paradinha com cobertura de trilhos (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Salete foi inaugurada em 1957, cinco anos após
a entrega do prolongamento ligando Jales a Presidente Vargas
(1952).
Em 1986, já era apenas uma plataforma com cobertura em mau
estado, e o relatório da FEPASA afirmava "ter existido
uma estação que foi demolida há muito tempo".
Em 09/2001, Santa Salete continuava sendo um vilarejo
muito pequeno e modesto onde andar de chapéu e cumprimentar
a todos era cotidiano.
Em 2006, cinco anos depois, a paradinha ficava no meio de um pasto
e ainda tinha os banquinhos simples de madeira para o passageiro sentar.
A cidade tem - ou tinha - a sua estação no final
de uma ruazinha. À primeira vista, nem se nota que existe alguma
construção que, na realidade, é uma pequena cobertura,
para chegar até ela, é preciso deixar o carro em frente
a algumas casas e seguir a pé no meio do matagal, quase intransponível;
ainda é possivel sentar-se nos bancos de madeira que sobreviveram
ao tempo. De baixo da ponte do acesso da cidade, enxerga-se bem ao
fundo a pequena cobertura, perdida no meio do mato" (Darlei
Teixeira, 2006).
Estive no local em julho de 2023. Não sobrou nada do prédio.
ACIMA:
A parada de Santa Salete - lá no fundo, ao lado direito
da linha - em 2015 (Foto Silvio Rizzo).
ACIMA: Nada mais resta em 24/7/2023, apenas um escoramento no local onde existiu uma paradinha com telhado (Foto Gilson Marques - e eu, posando desolado ao lado do leito).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesuiqsa local, 2023; Silvio Rizzo; Rafael Correa, 2009; Rodrigo Cabredo, 2001; Hermes
Y. Hinuy, 2001; Darlei Teixeira; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; EFA: Relatórios anuais, 1940-69; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
05.08.2023
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