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VXY Mogiana em MG
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Manoel Feio
Pinheirinho
Pium
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Variante do Parateí-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Central do Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996)
PINHEIRINHO
Município de Itaquaquecetuba, SP
Variante do Parateí - km 455 (2009)   SP-1554
    Inauguração: 19.08.1952
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952
 
 
HISTORICO DA LINHA: Aberta em 1952 entre as estações de Manoel Feio e de São José dos Campos, a variante do Parateí encurtava o trecho equivalente do ramal de São Paulo original em 11 km, o que a tornou aos poucos mais atraente para os trens de carga e de passageiros. Porém, com estações construídas longe das povoações, o ramal de São Paulo continuou a ser usado pelos trens de passageiros até o início dos anos 90. As estações existentes na linha foram utilizadas pelos trens de passageiros entre os anos de (aproximadamente) 1957 e 1978, com trens que partiam de São José para Manoel Feio e vice-versa. A linha é atualmente usada para o percurso dos cargueiros da MRS, atual concessionária da linha, enquanto o trecho equivalente do ramal de São Paulo foi abandonado há anos. O trem de Prata ligou São Paulo ao Rio de Janeiro até outubro de 1998, quando foi suprimido, utilizando-se da variante, mas não de suas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pinheirinho foi inaugurada em 1952, junto com a variante. Nos anos 1970, havia um projeto que ligava a estação de Suzano a ela, e daí à ferrovia do aço. A linha nunca foi construída. Hoje a estação fica quase às margens da rodovia

ACIMA: Localização aproximada da estação do Pinheirinho em mapa de 2012. Notar a grande curva da ferrovia à frente de Pinheirinho (BING, 2012).
Ayrton Senna
(SP-070), no km 39, lado sul, podendo ser vista da rodovia. Atendeu passageiros até por volta de 1978. A estação, depois de servir à MRS por oito anos, foi fechada em 09/2004, com a dispensa de seus agentes. Foi então fechada, estado em que parece continuar em 2012. O pário, no entanto, é bastante movimentado e se não há pessoal da MRS usando a velha estação, usam outra construção mais recente no mesmo pátio,
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley Gomes; Ernesto Paparelli; William Martins; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em 9/11/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2004. Foto William Martins

A estação em abril de 2009, já abandonada. Foto Vanderley Gomes
     
     
Atualização: 18.03.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.