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VXY Mogiana em MG
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Jardim Romano
Manuel Feio
Itaquaquecetuba
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Saída da Variante do Parateí: Pinheirinho
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variante de Poá - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. Central do Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-)
MANUEL FEIO
Município de Itaquaquecetuba, SP
Variante de Poá - km 473,371 (1960)   SP-1535
Altitude: 735 m   Inauguração: 07.02.1926
Uso atual: estação de trens metropolitanos em reforma (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1970
 
 
HISTORICO DA LINHA: A variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 1/1/1934, depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo, foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo, embora com os piores trens.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Manuel Feio foi inaugurada em 1926, mas aberta ao tráfego somente em 1934, com a abertura da linha. Seu nome é um mistério: existiu na Central um engenheiro de nome Renato Feio, mas Manuel seria outra pessoa, não identificada por mim ou outros até hoje.

A estação ganhou um prédio novo nos anos 1970.

Nessa estação se entronca a linha da variante do Parateí, desde 1952.

"Manuel Feio hoje é o patio de entrada de todos os trens da MRS para a capital paulista, provindos de Minas e do Rio, e onde também fica o acesso a Paranapiacaba pela variante de Poá e pela alça de Suzano" (Mateus Rodrigues, 10/2007).

Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM. Em agosto de 2023 a estação estava em reformas, onde se instalava um novo piso de granito e se complementava uma nova cobertura, num investimento de três milhões de reais.

1926
AO LADO: Falta de vagões na Variante de Poá (O Estado de S. Paulo, 15/8/1926).

ACIMA: Estação de Manuel Feio em agosto de 2023 (foto Pedro Moro).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2009; Pedro Moro, 2023; William Gimenez; Ricardo Corte, 2001; Mateus Rodrigues, 2007; O Estado de S. Paulo, 1926; Revista Ferroviaria, 2023).
     

Estação de Manuel Feio em 1951. Notem o prédio minúsculo. Revista Brasil Constrói

Plataforma da estação, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Fachada da estação em 12/2001. Foto Ricardo Corte

Pátio da estação em 20/10/2007. Foto Mateus Rodrigues
   
     
Atualização: 03.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.