|
|
...
Guarani (até 1930)
Guarani-nova (após 1930)
Pradópolis
Barrinha
...
Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1901-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PRADÓPOLIS
(antiga MARTINHO PRADO)
Município de Pradópolis, SP |
Linha-tronco - km 321,011 (1958) |
|
SP-2743 |
Altitude: 495,373 m |
|
Inauguração: 30.12.1901 |
Uso atual: moradia (2018) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1901, para atender à fazenda e a usina
São Martinho, junto à estação até hoje. Na época,
fazia parte do recém-criado ramal do Mogi-Guaçu e se chamava
Martinho Prado.
Em 1927-29, com a retificação das linhas da Paulista na região, a
estação passou a fazer parte da linha-tronco. O então distrito do
município de Guariba passou a se chamar Pradópolis (mais
tarde município) nos anos 1950, mas a estação conservou o nome até
os anos 1960, quando, embora longe da cidade, adotou finalmente seu
nome atual.
Desta estação, saíam dois ramais, um de 3 km e outro de 4 km, chamados
respectivamente de desvio São Martinho e de desvio São
Sebastião, que pertenciam à Cia. Agrícola
Fazenda São Martinho, transportando café. Pelo menos parte desses
desvios ainda existem, correndo para dentro da atual Usina São
Martinho, hoje transportando cana e derivados.
A estação fica a sete quilômetros do centro da área urbana do município,
e bem perto da ponte da rodovia sobre o rio Mogi-Guaçu, ao
norte da estrada que liga Jaboticabal a Luiz Antonio.
"Lembro-me de Martinho Prado (Pradópolis) e de Guarani. Mas está
tudo 'baleado'. Nada parecido com a época em que os Ometto desciam
em Martinho Prado para visitar a usina São Martinho, de sua propriedade.
Se não me engano, vi uma foto desta num livro sobre a família deles"
(Rodrigo Cabredo, outubro de 1998).
A velha estação estava servindo em 2018 como moradia.
Aliás, era exatamente por causa desses desvios ali que os trens
ainda seguiam pela velha linha da Paulista depois de Araraquara.
E têm parado ali, já não buscam mais carga além
de Pradópolis.
|
1901
AO LADO: inauguração das estações e linha de Rincão a Martinho Prado (Pradopolis) (O Estado de S. Paulo, 29/12/1901). |
ACIMA: Loteamento de parte da fazenda em 1933 (O Estado de S. Paulo, 18/3/1933).
ACIMA: A locomotiva C-30 da Ferronorte, já
sob a ALL, parada no desvio na entrada da Usina São Martinho,
em 11/2007.
ACIMA: um esquema do pátio da estação
e do início do desvio, que entra pela usina em 2007
(Foto e esquema Diogo Bronzati).
ACIMA: A vila ferroviária, em
12/2008 (Foto R. Correa).
|
ACIMA: Saída do ramal para
a usina. O ramal está em primeiro plano (Foto Antonio
Carlos Britto, em abril de 2009).
|
ACIMA: O ramal para a usina, em dezembro
de 2008 (Foto Rafael Correa). |
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo; Pedro Beato; Ricardo
Koracsony; Filemon Peres; Rafael Correa; Diogo Bronzati; Hermes Y.
Hinuy; Antonio Carlos Britto;
Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1892-1969;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Martinho Prado em 1918. Foto Filemon
Peres |
A estação de Pradopolis, talvez anos 1980. Foto
Pedro Beato |
Vila ferroviária de Pradópolis, com a estação
ao fundo (24/06/1999). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação, em 24/06/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, ao fundo e no horizonte a rodovia Pradópolis-Jaboticabal,
em 24/06/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 24/06/1999, a estação de Pradópolis,
fechada. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Pradópolis, em 22/11/2001.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação ocupada, em 12/2008. Foto Rafael Correa |
A estação em 2014. Autor desconhecido |
A estação, já longe da linha principal,
em 28/2/2018. Foto Silvio Rizzo |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.12.2021
|
|