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VXY Mogiana em MG
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Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú-nova
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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CPTM (2008-)
PRIMAVERA-INTERLAGOS
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 39,7   SP-4072
Altitude: -   Inauguração: 21.04.2008
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2008
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comportar duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba, mas em 2008 a linha foi reformada e agora chega até a estação terminal de Grajaú-nova. A linha hoje está totalmente desativada para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Primavera-Interlagos foi inaugurada em 2008.

"Desde as 04h00 de hoje, os trens da linha 9-Esmeralda, CPTM, estão fazendo o trajeto entre Osasco e Grajaú sem a baldeação na Estação Jurubatuba. Como já é esperado grande movimento na Estação Grajaú, existe um aviso de que o acesso à plataforma poderá ser controlado em determinados horários, como já acontece todas as manhãs na Estação Santo Amaro. São três tipos de TUEs em circulação: os espanhóis, os Siemens e os novos Alstoms. O contato pode ser através do "Atendimento ao usuário" pela internet. Aliás, hoje no caderno Cidades do "Estadão", foram publicadas duas reclamações sobre a linha 9-Esmeralda, onde os missivistas falavam em "descaso" para com os passageiros. Só posso imaginar que sejam passageiros de pouco tempo e que não tem noção do que foi feito e querem que tudo seja "fantástico e maravilhoso". Vejam bem, não estou criticando o sagrado direito de "reclamar", mas a maneira descabida como se fazem algumas colocações. No caso desta linha, não há descaso em momento algum, tanto que parte dos novos trens já estão circulando e o trecho prometido já está entregue. E mais um detalhe: Quem for visitar as Estações nos próximos dias vai observar que alguns detalhes ainda estão por concluir. Ou seja, as instalações foram entregues e estão operacionais, mas não estão completas" (Carlos R. Almeida, 23/04/2008).
     

TUE série 2100 na estação Primavera-Interlagos, em 9/5/2008. Foto Salles
     
Atualização: 14.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.