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VXY Mogiana em MG
...
Roosevelt
Primeira Parada
Engenheiro São Paulo
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. do Norte (1886?-1896)
E. F. Central do Brasil (1896-anos 1930?)
PRIMEIRA PARADA
Município de São Paulo, SP
Ramal de São Paulo - km 497,616   SP-4718
Altitude: 736,648 m   Inauguração: 1886?
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi, e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: Como nas outras paradas dos subúrbios da E. F. do Norte, supõe-se que a Primeira Parada tenha sido inaugurada com os trens de subúrbio que seguiam para a estação da Penha, ponto final do subúrbio e situada no final do ramal por onde os trens entravam, na chave da estação de Guaiaúna (depois Carlos de Campos), em 1886, passando em 1896 a ser operada pela Central do Brasil, que comprou neste ano a ferrovia paulista.

A supressão dos trens do ramal da Penha, em outubro de 1915, parece não ter eliminado o uso das paradas na linha do ramal de S. Paulo.
Max Vasconcellos, em seu livro "Vias Brasileiras de Communicação" (1928) cita a Primeira Parada, mas não dá nenhuma data para sua abertura. Alguns autores citam a desativação destas paradas (da 1a até a 5a ou a 6a, com exceção da 4a e 5a parada, que seguiram operando com outros nomes), como tendo ocorrido nos primeiros anos da década de 1930.

Sabe-se que, em 1934, esta parada não mais estava em funcionamento.


ACIMA: Horários das paradas na época dos trens de subúrbios do ramal da Penha (O Estado de S. Paulo, 28/7/1902).
1921
AO LADO:
Acidente próximo à parada: tinha boi na linha, literalmente!(O Estado de S. Paulo, 16/8/1921).
(Fontes: O Estado de S. Paulo, 1902; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

 
     
Atualização: 08.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.