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VXY Mogiana em MG
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Espinharas
Areia de Baraúnas
Abismo
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Ramal de C. Grande-1958
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997)
AREIA DE BARAÚNAS
Município de Areia de Baraúnas, PB
Ramal de Campina Grande - km 342 (1960)   PB-3619
    Inauguração: 1958
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1957
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordete Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Hoje este ramal é um dos mais movimentados, em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros no ramal foi desativado nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Areia de Baraúnas foi inaugurada em 1958 na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina Grande. A companhia responsável pela sua construção foi a Camillo Collier Ltda, que foi uma das responsáveis pela construção de estações, pontes, aterros, bueiros, entre outros. Areia de Baraúnas na época era distrito de Patos, depois passou para o município de Passagem e em 29 de Abril de 1994, conseguiu a sua emancipação política. Pertence à região do Sertão Paraibano e à microrregião de Patos. Pertence ao município de mesmo nome. A estação segue a linha das demais construídas no ramal, em estilo Art D'ecó, sob base de pedras e construída a partir de concreto armado, e linhas arquitetônicas retangulares. A estação de Areia de Baraúnas foi desativada oficialmente em 1997 pela RFFSA, embora ainda hoje trafegue trens de carga pelo ramal, quase que diariamente. Não sei a situação atual do prédio.
(Fontes: Jonatas Rodrigues; Diário da Borborema, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Desenho da estação em 1958. Autor Jonatas Rodrigues

A estação em 1957, sendo preparada para a sua inauguração. Diário da Borborema, 1/1958
 
     
     
Atualização: 17.03.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.