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Índice de estações
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Massapé
Galante
Ingá
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Ramal de C. Grande-1958
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Great Western do
Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
GALANTE
(antiga ÁLVARO MACHADO)
Município de Campina Grande, PB |
Ramal de Campina Grande - km 203 (1960) |
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PB-3575 |
Altitude: 373 m |
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Inauguração: 02.10.1907 |
Uso atual: em pé e bem mantida externamente (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Galante foi inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho
Itabaiana-Campina Grande. O trecho da linha saía de Itabaiana
para Campina Grande, e o distrito de a locomotiva nº 3, que inaugurou
no mesmo dia da de Galante a estação ferroviária de Campina Grande.
Este ramal ligando a cidade de Itabaiana até Campina Grande possibilitou a ligação desta estação
até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal
produto, o algodão. A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por Galante foi contemplado
com este benefício.
Desta estação partiu a locomotiva nº 3, que inaugurou
no mesmo dia da de Galante a estação ferroviária de Campina Grande. Este ramal ligando a cidade de Itabaiana até Campina Grande possibilitou a ligação desta estação
até a capital do estado, facilitando o escoamento de seu principal
produto, o algodão.
A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por volta de 1960, tendo depois retomado a seu nome original, está desativada desde 1997,
pela RFFSA.
Durante o mês de junho, ocorre anualmente o famoso passeio junino
"trem do forró". Esta atração consiste em trens de passageiros sair
da velha estação de Campina Grande até a estação de Galante,
que fica no distrito do mesmo nome, viagem esta animada por "forrozeiros",
atraindo um grande número de turistas para este passeio ferroviário.
O prédio da estação estava em 2017 e 2019 descaracterizado,
tendo recebido um "puxadinho" na parte oposta à plataforma,
claramente identificado no desenho e nas fotos ao pé da página. O conjunto
compreendia aproximadamente 440 m² de área coberta abriga ndo bilheteria,
residência do agente, caixa d’água e galpão para abrigar equipamentos
e operários da CFN responsável pela manutenção da linha, cozinha e
banheiros/vestiários. No centro da cidade de Galante, a estação
está localizada num platô que permite visualizar o vale e ao fundo
a Pedra de Santo Antônio, no município vizinho de Fagundes.
Em 2021, a estação estava sem uso aparente, apesar de estar um pouco pichada, parece bem preservada. Para chegar na cidade de Galante era necessário subir uma pequena serra, a estação fica quase à beira de um precipício e sua localização oferece uma bela paisagem pra quem quiser visitá-la.
Apenas a péssima locomotiva que nos guiava parara
no kilometro 55 para se utilizar d'água do seu tender, pois
o vidrilho marcador assim reclamava. Estivemos parado nesse
ponto seguramente 15 minutos, saindo o comboio com a marcha
melhor para chegar a Galante, onde já noite, ás escuras, não
quizemos abandonar o carro, como fizemos nas demais estações.
Parece incrível! Uma hora, marcada de relógio, estivemos nessa
estação, pois a estragada machina necessitava de mais água.
Estávamos em pleno campo, pois o Galante não tem povoado: apenas
servem em frente à estação duas casinhas. Disseram-nos
que o povoado dessa estação é o Fagundes, numa regular distancia.
Em Galante, depois de uma caceteação sem qualificativos, atirados
a um canto de um vagão sem luz de espécie alguma, prosseguia
o trem a sua marcha. Como se tratasse da ultima estação, muito
embora o enfado fosse geral, lia-se uma satisfação no semblante
dos passageiros, desejando todos o termino do caminho tão paulificante
como havia sido até aquelle ponto.
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1907
AO LADO: De: Retalhos Históricos
de Campina Grande - http://cgretalhos. blogspot.com |

ACIMA: A estação de Galante e o "Trem do Forró", passeio turistico anual ligando Galante a Campina Grande com trens da CBTU (Foto Jonatas Rodrigues em 16/6/2017).

ABAIXO: Vista a partir da estação de Galante em 2021 (Foto Rodrigo Henrique em 6/4/2021)
(Fontes: Rodrigo Henrique; Nilson Rodrigues; Jônatas Rodrigues; http://cgretalhos.blogspot.com;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Galante. Desenho Jonatas Rodrigues |

A estação em 2003. Acervo Jonatas Rodrigues |

A estação de Galante, em 2006. Acervo Nilson Rodrigues |

A estação em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues |

A estação em 04/2017. Acervo Jonatas Rodrigues |

A estação em 6 de abril de 2019. Foto Rodrigo Henrique em 6/4/2021 |
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Atualização:
01.09.2021
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