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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Guarabira
Itamataí
Sertãozinho
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Saída para o ramal de Bananeiras: Pirpirituba
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Conde D'Eu (1884-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
ITAMATAÍ
Município de Guarabira, PB
Linha Norte - km 258 (1960)   PB-3656
Altitude: 96 m   Inauguração: 05.07.1884
Uso atual: em ruínas (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itamataí foi inaugurada em 1884 pela E. F. Conde D'Eu.

A partir de 1910 passou a dali sair o ramal de Bananeiras, que levava até a cidade de Bananeiras, desativado em 1970.

A estação foi desativada em 9/7/1979 pela RFFSA. Ela, que se localiza na divisa dos municípios de Guarabira, Pirpirituba e Araçagi, fica a cerca de 5 km da cidade de Guarabira.

A estrutura física da pequena estação ainda estava de pé em 2013, porém sem o telhado, parede interna, dístico, portas e toda a cobertura em zinco da área de embarque e desembarque. A estrutura desta área de embarque ocupava uma pequena área lateral da estação, já que a pequenina estação não abrigava a todos em sua plataforma. O curioso é que neste estrutura em ferro fundido da plataforma, ainda pôde ser encontrado um parafuso enferrujado com a inscrição "GWBR" (Great Western do Brasil).

(Fontes: Jonatas Rodrigues; Luiz Antonio Fernandes Coutinho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013

Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013

Foto Jonatas Rodrigues em 15/2/2013
     
Atualização: 02.04.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.