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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pau-Ferro
Mulungu
Catolé
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Saída para o ramal de Alagoa Grande: Capim
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
MULUNGU (antiga CAMARAZAL)
Município de Mulungu, PB
Linha Norte - km 229 (1960)   PB-3548
Altitude: 88 m   Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mulungu foi inaugurada em 1883, pela companhia inglesa Conde D'Eu Railway Company Limited. A linha consistia no primeiro ramal construído na Paraíba. O município de Mulungu, que na época era parte do município de Independência, atual Guarabira, foi escolhido como ponta de linha desta primeira etapa do ramal, que ligava a capital a essa vila.

A partir de Mulungu o ramal seguiu em duas direções, uma para a cidade de Guarabira (1884) ao norte, e a outra para a cidade de Alagoa Grande (1901), ao oeste. A partir de Guarabira o ramal se uniu com a linha Natal-Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, unindo assim através da desta ferrovia os dois estados vizinhos, isto acontecendo em 1904.

A estação ferroviária de Mulungu, depois de se chamar Camarazal por algum tempo nos anos 1950 e 1960, foi desativada em 9/7/1979 pela RFFSA, e desde 1999 não passa trem de carga algum pela cidade.

A estação já foi demolida há um bom tempo. Não há nada em seu lugar, apenas mato.

Também não consegui fotos dela.

1883
AO LADO:
As obras da ferrovia já estavam estavam em Mulungu em fevereiro de 1883 (A Provincia de S. Paulo, 24/02/1883).

1883
AO LADO:
Em setembro, a ferrovia foi inaugurada até Mulungu (A Provincia de S. Paulo, 11/09/1883).


ACIMA: Grande enchente em 1936 parou a ferrovia paraibana. Pelo menos nestas quatro cidades houve inundações - CLIQUE SOBRE O TEXTO ACIMA PARA OBTER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio do Estado, 3/7/1936).

ACIMA: Ponte sobre o Rio Mamanguape em Mulungu, que fica a 300 metros da saída desta cidade no sentido da estação de Antonio Guedes. A ponte foi construída em 1883. Com estrutura metálica, tem cerca de 70 metros de comprimento (Foto Jonatas Rodrigues, 2008).
ACIMA: ruínas da antiga usina de beneficiamento de algodão da Soares, Oliveira e Cia, que fica ao lado da ferrovia, próxima à antiga estação, (Foto Jonatas Rodrigues, 2013).

(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

     
Atualização: 09.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.