A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Mari
Pau-ferro
Mulungu
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
PAU-FERRO
Município de Gurinhém, PB
Linha Norte - km 219 (1960)   PB-4567
Altitude: 91 m   Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pau-ferro foi inaugurada em agosto de 1883, como estação de 4ª classe no primeiro trecho aberto pela E. F. Conde D'Eu (veja caixa abaixo, de 1883).

A estação foi desativada pela RFFSA antes de 1980. A estação seguia a mesma linha arquitetônica das estações da época do ramal Paula Cavalcanti - Guarabira, portanto similar à antiga estação de Guarabira, Mari e Sapé.

"Ao chegar lá em 2021, encontrei os trilhos, um espaço que lembrava muito um pátio, porém nenhum sinal de algo que lembrasse uma plataforma.

Parei o carro do lado de um senhor e o questionei sobre a localização da estação, ele falou que já havia sido demolida há muito tempo e ficava próxima a uma quadra poliesportiva um pouco mais á frente. Fui lá e não encontrei plataforma alguma, apenas uns tijolos que podem ter servido como piso da ex-estação.

Na entrada da estrada que leva ao povoado há uma curiosidade placa indicando: "Pau-ferro da estação". Provavelmente a estação atendia a todos os moradores daquela localidade rural. Ainda hoje a estrada que leva ao povoado é péssima mesmo estando seca e deve ficar intransitável quando chove. Fico imaginando o perrengue que passavam as pessoas de décadas atrás para conseguir tomar um trem" (Rodrigo Henrique, 13/9/2021).

Na foto ao pé da página encontra-se o Sr. Dão (João Maria de Araújo), antigo telegrafista e chefe da estação de Pau-Ferro (hoje um distrito de Gurinhém), em frente à antiga estação nos anos 1950.

1883
AO LADO: Inauguração do trecho e da estação de Pau-ferro (A Provincia de S. Paulo,, 11/09/1883).

ACIMA: Sede do distrito de Pau-Ferro, na Paraíba e situado no limite norte do município de Guranhem. Onde estariam a linha férrea e a antiga estação? (Foto Jorge Hirata).

ACIMA: A placa que Rodirgo Henrique achou e fotografou em 2021.

ACIMA: O local da plataforma que Rodirgo Henrique achou e fotografou em 2021.

(Fontes: Rodrigo Henrique; Jônatas Rodrigues; http://joseliocarneiro.blogspot.com; Jônatas Rodrigues Pereira: Estações Ferroviária da Paraíba - Auge e Decadência, 2009; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84)
     

A estação de Pau-ferro nos anos 1950.
http://joseliocarneiro.blogspot.com; Acervo Jonatas Rodrigues

     
Atualização: 14.09.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.