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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Barão de Suassuna
Frexeiras
Arapibu
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
FREXEIRAS
Município de Escada, PE
Linha Sul - km 70 (1960)   PE-3354
Altitude: 124 m   Inauguração: 13.05.1862
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Frexeiras foi inaugurada em 1862.

A Usina da Companhia Luiz Dubeux S. A., União e Indústria, ficava localizada próxima à estação e era o principal responsável pelo seu movimento. O carregamento era feito por desvios e ferrovia próprios.

Infelizmente, como em quase toda a linha sul, o mato já tomou conta da linha abandonada há muito pela CFN.

O site www.pousadapeter.com fala algo sobre a velha usina, em 2005: "Para sentir o clima nostálgico da cidade (Primavera), basta uma visita à Usina União Industrial S/A, fundada em 1895. A casa grande e capela São José, construídas em 1939, ficam de portas abertas durante o dia inteiro. Uma curiosidade: resta apenas um único vagão do trem que fazia o trajeto de 218 quilômetros, transportando a cana das plantações para as usinas". Seria verdade? E teria a malha ferroviária da usina realmente 218 km?

1893
AO LADO:
Acidente em Frecheiras -CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO NA ÍNTEGRA (O Estado de S. Paulo, 19/2/1893)

1931
AO LADO:
Esta era uma estação com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)


ACIMA: Festa na Villa da Primavera em 1933, com trens para o transporte partindo da estação de Frexeiras (Diario da Manhã, 18/10/1933).

ACIMA: Festa de Ano Novo na Usina União e Industria em 1933, com trens para o transporte partindo das estações de Frexeiras, Arapibu (Amaragy), Primavera e Serra Nova (Diario da Manhã, 17/12/1933).

ACIMA: O município de Escada, nos anos 1950. Nota-se algumas estações, inclusive a de Frexeiras, a sudoeste da sede, na linha Sul da RFN, que corre do leste para o sudoeste, passando pela sede do município. Vêem-se também diversas ferrovias particulares de usinas, algumas delas bem afastadas da rede da RFN (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958).

ACIMA: A Usina Frecheiras, ou União e Indústria, em 1939 (Foto da Revista da Semana, 09/09/1939).

(Fontes: Sydney Correa; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; www.pousadapeter.com; Guias Levi, 1932-82; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação era por aqui. Foto Sydney Correa
   
     
Atualização: 14.05.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.