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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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José Mariano
Progresso
Macacos
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Ribeirão a Bonito (n/d-1907)
Great Western (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1970)
PROGRESSO
Município de Ribeirão, PE
Ramal de Cortez - km 100 (1960)   PE-4617
Altitude: 139 m   Inauguração: 01.07.1907
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Ribeirão a Bonito, que partia da estação de Ribeirão, na linha Sul da RFN desde provavelmente os últimos anos da década de 1890, foi adquirida pela Great Western em 1907 e se tornou o ramal de Cortez, com pouco menos de 30 km de extensão e sem jamais ter sido prolongado até Bonito. O ramal seguiu operando até 1970, quando foi desativado.
 
A ESTAÇÃO: Em 1907, a Great Western do Brasil incorporou a Estrada de Ferro de Ribeirão a Bonito, com o compromisso de reconstruir parte da ferrovia, que já tinha tráfego, e a apresentar os estudos ao Governo para o prolongamento de Cortez até a cidade de Bonito. Desde quando operava esta ferrovia? As pouquíssimas informações que consegui me levam a, talvez, final da década de 1890. E quando a GWB a incorporou, estava provavelmente com problemas, pois, acima, vê-se que ela teria de investir no seu leito para recuperá-la. A data de inauguração citada acima (1 de julho de 1907) é apenas a data de incorporação da estação e da ferrovia à GWB. Segundo relata André Luís, do blog http://memoriaferroviariadepe.blogspot. com.br, em
ACIMA: Localização da estação de Progresso em mapa de 1958 (Mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, IBGE, 1958). ABAIXO: Bases da antiga ponte ferroviária do ramal próximas à estação de Progresso em março de 2013 (Foto André Luís).
6/3/2013: "
Ao contrário de José Mariano, Progresso, a estação seguinte continua de pé e serve de moradia. Apesar de ter sofrido algumas modificações ainda guarda boa parte dos traços de sua arquitetura original. Uma de suas moradoras nos informou que até há algum tempo atrás ainda podia se ver o dístico da estação com a palavra "Progresso", porém o prédio passou por reformas e as paredes foram rebaixadas, perdendo-se os dísticos. Alguns metros à frente da estação Progresso existem restos de uma ponte da extinta linha. À beira de um límpido riacho estão as cabeceiras da ponte, construídas com blocos de pedra. A paisagem do local é realmente uma maravilha"!
(Fontes: André Luís; http://memoriaferroviariadepe.blogspot.com.br; Estevão Pinto, História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949; www.ribeiraope.com.br; www.museudouna.com.br; site www.cprh.pe.gov.br/downloads; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958; Anuário dos Diários Associados, 1931; www.bndes.gov.br/conhecimento/revista/rev1707)
     

A estação em 3/2013. Foto André Luís

A estação em 3/2013. Foto André Luís
   
     
Atualização: 14.04.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.