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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ilha
Santo Inacio
Cabo
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Linha Sul (1940)
 
 
Great Western (n/d-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
METROREC (1996-2006)
SANTO INACIO
Município de Cabo de Santo Agostinho, PE
Linha Sul - km 30 (1960)   PE-3379
  Inauguração: n/d
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santo Inácio, nome dado provavelmente devido ao forte de Santo Inacio, naquela região, não tem data de inauguração conhecida, pelo menos por mim. O livro Noticia sobre as Estradas de Ferro do Brasil, de Manoel da Cunha Galvão, de 1869, página 303, não a lista na relação das estações existentes nesse ano. Em 1960, ela aparece no Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, que, entretanto, não dá a sua data de abertura. Próximo a esta estação ficava o Engenho Boa Vista, hoje abandonado, mas ainda com os prédios em pé. Da estação, olhando-se o mapa abaixo, dos anos 1950, saíam as linhas da Usina Santo Inácio e Santa Amélia, aparementente sem ligação direta com a linha da RFN. A linha da ferrovia ainda passa pelo engenho. Trens metropolitanos passam pela estação de Santo Inácio, uma das estações da linha até hoje, e seguem até a estação do Cabo.
Acima, mapa do município de Cabo nos anos 1950. A linha Recife-Maceió da RFN (linha Sul) cruza-o de nordeste a noroeste. A estação de Santo Inácio aparece próxima (2 km acima) da estação do Cabo. Pelo município inteiro, podem-se ver diversas ferrovias das usinas locais: Usinas Maçaú-Açu (a oeste), das Mercês (cruzando a linha da RFN de sul a norte, ao sul da estação do Cabo), Santa Amélia (mais a leste, ao sul da linha da RFN), Usina de J. Rufino (bem a norte da estação), Usina Bom Jesus (próximo a Ponte dos Carvalhos) e Usina Santo Inácio (também próxima à estação e uma parte mais ao sul) (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Augusto Stahl; Guias Levi, 1932-1982; Noticia sobre as Estradas de Ferro do Brasil, de Manoel da Cunha Galvão, de 1869, página 303)
     
   
     
Atualização: 25.11.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.