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Engenheiro João Passos
Guarapuava
Guarapuava-Ferroeste
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1993
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1954-1975)
RFFSA (1975-1997)
ALL/RUMO (1997-)
GUARAPUAVA
Município de Guarapuava, PR
Ramal de Guarapuava - km 497,359 (1989)   PR-2546
Altitude: -   Inauguração: 28.12.1954
Uso atual: estação da RUMO (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1954
 
 
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma modificação das idéias de 1900, que eram de se atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco, em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense, foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá. A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no ramal foram desativados em 1976.

FERROESTE:
A empresa foi construída pelo Governo do Estado do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá. O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel, mas pretende-se a sua continuação a partir desta última, um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Guarapuava foi inaugurada em 1954. Consta que o trem teria chegado por volta de 22:30 do dia 27/12/1954, tendo sido a festa de inauguração no dia seguinte.

Foi o fim da linha até maio de 1996, quando foi inaugurada a Ferroeste (concessão atual do consórcio Ferropar) pelo Batalhão Ferroviário do Exército para o Governo do Paraná.

Em 2003, formavam-se longas filas de carretas diante de seus acessos na época da colheita de soja para o carregamento dos trens com destino ao porto de Paranaguá. A linha atualmente estende-se por mais 250 km margeando a BR-277 até Cascavel, com planos de atingir Foz do Iguaçu e Guaira na divisa com o MS. Só que essa extensão de linha já foi construída com o "conceito cargueiro", ou seja, nada de estações, somente pátios de manobra e terminais graneleiros.

O ramal corre por uma região de serra bastante acentuada. "Meu sogro Carlos, nascido em Irati e que reside em Guarapuava, lembra-se de quando casou em Irati em julho de 1962 e seguiu para Guarapuava a bordo de um carro de segunda classe com muita gente que fumava cigarro de palha. Levou 8 horas para percorrer 137 km, uma média de 17 km/h" (fonte e relato: Flávio Marcellini).


ACIMA: Estação de Guarapuava, ocupada por escritórios da ALL (Foto Paulo Stradiotto em
2007).
ACIMA: Pátio da estação de Guarapuava (a estação está à esquerda) com seus diversos desvios, em 2008 (Foto Jefferson da Luz).

ACIMA: A linha férrea no município de Guarapuava corcoveia para todos os lados (Google Maps, dezembro de 2011).

ACIMA: A estação em 1/5/2022 (Foto Victor Hugo Langaro).

(Fontes: Flávio Marcellini; Paulo Stradiotto; Nilson Rodrigues; Jefferson da Luz; Joeli Laba; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-1960; IBGE, 1959; RFFSA: Relação oficial de estações, 1989)
     

Primeiro trem a chegar em Guarapuava. Foto cedida por Flávio Marcellini

Inauguração da estação de Guarapuava em 1954. Foto cedida por Flávio Marcellini

Inauguração da estação de Guarapuava em 1954. Foto do acervo de Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues

Fachada da estação em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

Plataforma da estação em 01/2003. Foto Flávio Marcellini
 
     
     
Atualização: 15.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.