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Olaria
Harmonia
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1958-1975)
RFFSA (1975-1996)
HARMONIA
Município de Telêmaco Borba, PR
Ramal de Monte Alegre - km 220,920 (1989)   PR-1169
Altitude: -   Inauguração: 15.02.1958
Uso atual: abandonada (2008)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1963
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin, na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio, também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba. Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até 1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
A ESTAÇÃO: A estação de Harmonia foi aberta em 1958, como última estação do ramal.

"Iniciou-se em 1962 na esplanada de Harmonia a estação definitiva mais 9 casas mais 1 casa de pernoite*" (*Relatório da RVPSC, 1962) A conclusão estava prevista para 04/1963.

A ponta da linha fica até hoje pouco à frente, dentro da chamada bacia da Klabin.

O prédio da antiga estação existia em 2004 e estava bem conservado, mas não estava operacional (*informações de Edson, maquinista da ALL, em 11/2004).

"Em dezembro de 1973, Toledo Neto foi removido para exercer a chefia da estação de Harmonia. Então, a Klabin era proclamada como a maior da América Latina em seu segmento. Entre Harmonia e Telêmaco Borba, percurso rodoviário de 4 km, está o rio Tibagi, transposto através de ponte e onde também há o bonde aéreo, para 32 pessoas que possibilita, em 3 a 4 minutos, a travessia do vão livre com 1.318 m de comprimento e 76 m acima do nível do rio num vale semelhante a um cânion. Em função do movimento, o terminal ferroviário de Harmonia era um dos mais rentáveis de toda a RFFSA, da qual a RVPSC era uma das subsidiárias. A amplitude de seu pátio possibilitava na época a estadia de até 600 vagões, em 6 linhas, que serviam ao transporte dos produtos da Klabin, com até três saídas diárias de trens movidos por locomotivas diesel-elétricas, perfazendo, no total, até 180 vagões cuja carga era majoritariamente destinada a São Paulo e Rio de Janeiro. Foi durante a gestão de Toledo Neto em Harmonia que ocorreu, sob forte e persistente chuva, um grande desmoronamento de terra (queda de barreira num corte alto) sobre cerca de 60 metros da linha férrea, cuja conseqüência foi o impedimento do concentrado fluxo de trens, problema esse resolvido graças a seus esforços como chefe da estação e da ação proposta e realizada pela Klabin, evitando que o tráfego ficasse paralisado por 10 a 15 dias, conforme previsto pela engenharia. Toledo assumiu a responsabilidade de permitir, sem qualquer licitação ou estimativa de custo, a remoção da terra pelas máquinas da Klabin, que, no final, liberou a linha no mesmo dia sem nada cobrar da Rede" (segundo relatos de Paulino Manfrinato, Antônio Carlos de Toledo Neto e Adélia Grou de Toledo, em 01/2006).

Desta estação a linha deveria seguir até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, e, para o nordeste, encontrar Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e Cornélio Procópio, também na linha Ourinhos-Cianorte. Estas ligações jamais foram construídas.

"Em Harmonia, não conseguimos fotografar a estação, por estar em área restrita. A vila (ou bairro) de Harmonia é na verdade uma Vila de Funcionários da Fábrica da Klabin, e impressiona pela limpeza, organização e padronização. Parece até coisa de filme americano. Junto à vila, há a estação do Bonde Aéreo, que liga a fábrica à cidade, do outro lado do rio. As placas indicam a Estação Bacia, e não como Harmonia" (Douglas Razaboni, 03/01/2004).

Na verdade, Bacia é como o pessoal chama o pátio da Klabin, a cerca de 4 km da estação.

"Harmonia está abandonada, o pátio era enorme, existe lá ainda uma caixa de água e o triangulo, onde as vezes é feito o giro das locomotivas" (Edmilson Henrique Vieira, 02/2008).

Pelo que se sabe, o ramal todo já estava abandonado em 2018.

1942
AO LADO:
O ramal iria começar a ser construído (O Estado de S. Paulo, 9/7/1942).
     

A estação de Harmonia fica a menos de 1000 m daqui. Foto Douglas Razaboni em 01/2004

A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008. Fotos Edmilson Henrique Vieira

A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008. Fotos Edmilson Henrique Vieira

A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008. Fotos Edmilson Henrique Vieira

A abandonada estação de Harmonia, em 02/2008. Fotos Edmilson Henrique Vieira
 
     
     
Atualização: 26.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.