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Leoflora
Cambará
Meirelles
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Estrada de Ferro São Paulo-Paraná (1925-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAMBARÁ
Município de Cambará, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 330 (1960)   PR-2602
Altitude: 448 m   Inauguração: 01.07.1925
Uso atual: moradia (2010)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1925
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cambará foi aberta em 1925 e foi ponta de linha da São Paulo-Paraná. Mais tarde, foi construído um prédio maior para a estação, que é o atual.

Em 1928, a ferrovia passou para as mãos da Companhia de Terras do Norte do Paraná, que iniciou o prolongamento da linha, que, em 1930, alcançou Ingá (Andirá) e Bandeirantes.

Em 1933, a junção do ramal de Paranapanema, ao contrário dos planos iniciais, foi desviada para a ponte que liga Ourinhos a Jacarezinho, em Marques dos Reis, o que provocou protestos dos políticos de Cambará (ver caixa abaixo).

Hoje, desativada, tem nela uma família morando, em condições precárias.

Em 2000, seu pátio tinha 6 linhas de desvio e mais um desvio para a empresa Coopramil. "A estação está em estado razoável servindo de moradia. Existe muita sucata cobertas de mato em frente a plataforma. Enquanto estava lá, chegou um auto-de-linha com funcionários da ALL que moram na cidade" (Fábio Vasconcellos, 03/2007).

Em 2010, a estação estava sendo utilizada como moradia e depósito da ferrovia ALL.


ACIMA: Planta da fachada da estação de Cambará publicada em 1925. Notar que o telhado central não foi construído dessa forma, ficando na realidade mais baixo que os torr~oes das extremidades. CLIQUE SOBRE O DESENHO (O Estado de S. Paulo, 13/6/1925). ABAIXO: O projeto inicial da E. F. Noroeste do Paraná previa não só a continuação até o rio Tibagy (e, depois, até a região de Londrina e Maringá) como também um ramal que ligaria Camabará ao ramal de Santo Antonio da Platina, no ramal de Paranapanema, que, na época, não chegava até Ourinhos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR (O Estado de S. Paulo, 16/1/1924).

AO LADO: Em 1933, a cidade de Cambará protestava contra a junção do ramal de Paranapanema longe da cidade, em Marques dos Reis (O Estado de S. Paulo, 16/7/1933).

ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht). ABAIXO: Um trem passa por Cambará, transportando "Fordecos" certamente para circularem nas novas cidades fundadas após o rio Tibagy - CLIQUE SOBRE A FOTO (O Malho, 21/9/1929).



ACIMA: Em 23 de dezembro de 1987, trem especial de Natal passa pela estação de Cambará (Acervo ABPF-PR). ABAIXO: Pátio da estação de Cambará, em 20 de junho de 2010 (Foto Daniel Gentili).

(Fontes: Daniel Gentili; Failia Avila Santos; Antonio Rapette; Carlos Alberto Rollo; Fabio Vasconcellos; Douglas Razaboni; ABPF-PR; O Estado de S. Paulo, 1924-1925 e 1933; Cia. Melhoramentos Norte do Paraná; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação original, foto sem data. Cedida por Carlos Alberto Rollo

A estação de Cambará, provavelmente anos 1930. Foto do acervo de José Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette

A estação, sem data. Acervo Avila Santos

A estação em 06/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos

Auto de linha da ALL em frente à estação em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos

A estação em 24/03/2007. Foto Fabio Vasconcellos

A estação em 20/6/2010. Foto Daniel Gentili
 
     
Atualização: 09.10.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.